Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57412

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cristina Teixeira Vieira de-
dc.contributor.authorLIMA, Ana Paula Campos-
dc.date.accessioned2024-08-16T13:55:47Z-
dc.date.available2024-08-16T13:55:47Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Paula Campos. O circo-teatro de Dom Pantero: as aulas-espetáculo de Ariano Suassuna. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57412-
dc.description.abstractTendo como objeto de estudo as aulas-espetáculo, criadas e proferidas pelo escritor Ariano Suassuna, buscamos compreendê-las investigando os elementos presentes nesse que foi o circo-teatro suassuniano. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória e inventariamos, a partir de um denso material coletado, as aulas- espetáculo disponíveis em audiovisual e completas. Para compreender seu contexto histórico, levantamos todas as matérias jornalísticas referentes aos espetáculos realizados pelo escritor paraibano, cruzando-as com as apresentações do literato. Durante as aulas-espetáculo eram apresentadas música, dança e o pensamento do escritor, presente em sua proposta de arte erudita brasileira inspirada na cultura popular. Todo ideário que preenche os espetáculos integra o Movimento Armorial, idealizado por Ariano. A partir daquilo que chamamos de “A espetaculosa Trilha das Aulas”, uma cronologia das aulas-espetáculo, descobrimos que as aulas precedem o período em que foram oficializadas (1995), e que, no caminho das aulas, arte e política estão entrelaçadas. Os espetáculos apresentavam cenários, música e dança, mas Suassuna era a figura central do espetáculo. No palco, ele era o palhaço e o dono de seu Circo da Onça Malhada, e nele o humor se sobressaia, alinhavando as apresentações do início ao fim. Houve uma transição das salas de aula para os palcos. Ao se aposentar como professor, Suassuna assume o papel de contador de histórias. Após elaborarmos “A Linha Armorial das Aulas-espetáculo”, traçamos o formato das aulas, bem como a performance de Suassuna no centro do picadeiro. Apesar de haver um roteiro pré-estabelecido, as histórias que o poeta contava nos palcos iam surgindo e guiando a aula. O educador se expressava também fazendo uso de gestual e de expressões faciais para alcançar o público. O espetáculo demonstrou ser mais complexo e completo do que uma aula. Sua obra póstuma, Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, é uma espécie de palco literário, e traz a estruturação, preparação e a descrição da grande aula-espetaculosa planejada e realizada pelo personagem principal da trama. O escritor caminha da literatura para os palcos, onde ele se descobre no ofício de palhaço-professor. As duas expressões de sua arte se entrelaçaram enquanto ele atua em seu próprio papel, trazendo o palco para seus livros. Durante a carreira, Ariano apresentava ressalvas quanto aos veículos de comunicação massivos. Esse quadro começa a se reverter quando algumas de suas obras literárias passam a ser adaptadas para a TV e para o cinema. Há então a popularização da figura do teatrólogo. Mas a reconciliação com a mídia aconteceu de fato a partir do espetáculo suassuniano. A potência das aulas se confirmou a partir da criação de um quadro televisivo protagonizado pelo dramaturgo, intitulado O Canto de Ariano. E mesmo após seu falecimento, em 2014, as apresentações serviram de mote para o filme O Auto da Boa Mentira, e a série televisiva Histórias Quase Verdadeiras. A arte de fazer rir, assim como a figura carismática de Suassuna, foram os responsáveis por imortalizar as apresentações. E elas imortalizaram Ariano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAula-espetáculopt_BR
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectMovimento Armorialpt_BR
dc.subjectRomance de Dom Panteropt_BR
dc.titleO circo-teatro de Dom Pantero : as aulas-espetáculo de Ariano Suassunapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA JÚNIOR, Carlos Newton de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0692636985411453pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777463656092350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxTeniendo como objeto de estudio las clases-espectáculo, creadas por el escritor Ariano Suassuna, buscamos comprenderlas investigando los elementos presentes en lo que fue el circo-teatro suassuniano. Para esto, realizamos una investigación exploratoria e inventaríamos, a partir de un denso material recolectado, las clases escolares disponibles en audiovisual y completas. Para comprender su contexto histórico, planteamos todos los artículos periodísticos sobre los espectáculos dirigidos por Ariano Suassuna, cruzándolos con las presentaciones de Literati. Durante las clases-espectáculo había música, danza y el pensamiento del escritor, presentes en su propuesta de arte erudito brasileño inspirado en la cultura popular. Todas las ideas que llenan los espectáculos son parte del Movimiento Armorial, idealizado por Ariano. Por lo que llamamos "el espectacular rastro de clases", una cronología de las clases- espectáculo, descubrimos que las clases preceden al período en que fueron oficializadas (1995), y que, en el camino a las clases, el arte y la política están entrelazados. Las presentaciones contaron con escenografía, música y danza, siendo Suassuna la figura central del espectáculo. En el escenario era el payaso y dueño de su Circo del la Onza Atigrado. El humor fue el protagonista de las clases-espectáculo, impregnando las presentaciones de principio a fin. Ocurrió una transición de las aulas al escenario. Al retirarse como maestra, Suassuna asume el papel de contador de historias. Después de elaborar "la línea de armadura de las clases-espectáculo”, detallamos el formato de las clases, así como la actuación de Suassuna en el centro de la arena. Aunque había un guión preestablecido, las historias que el poeta contaba en el escenario surgieron y guiaron la clase. El maestro también se expresó mediante el uso de gestos y expresiones faciales para llegar al público. El espectáculo resultó ser más complejo y completo que una clase. Su obra póstuma, Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, es una especie de escenario literario, y presenta la estructuración, preparación y descripción de la gran clase espectacular planeada y llevada a cabo por el personaje principal de la trama. El escritor camina de la literatura al escenario, donde se encuentra trabajando como profesor-payaso. Las dos expresiones de su arte se han entrelazado mientras él actúa en su propio papel, aportando escenario a sus libros. Durante su carrera, Ariano presentó advertencias sobre medios de comunicación masivos. Esta imagen comienza a revertirse cuando algunas de sus obras literarias se adaptan a la televisión y al cine. Entonces existe la popularización de la figura del teatrólogo. Pero la reconciliación con los medios de comunicación realmente sucedió desde el espectáculo de Suassuna. El poder de las clases fue confirmado por la creación de un programa de televisión protagonizado por el dramaturgo, titulado O Canto de Ariano. E incluso después de tu muerte en 2014, las clases-espectáculo sirvieron como inspiración para la película O Auto da Boa Mentira y la serie de televisión Histórias Quase Verdadeiras. El arte de hacer reír, así como la carismática figura de Suassuna, inmortalizaron las presentaciones, que eternaron a Ariano.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2124060043624031pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Paula Campos Lima.pdf9,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons