Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57417

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTA, Ana Paula Fernandes da Silveira-
dc.contributor.authorPINTO, Beatriz Costa-
dc.date.accessioned2024-08-16T19:08:38Z-
dc.date.available2024-08-16T19:08:38Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-08-14-
dc.identifier.citationPINTO, Beatriz Costa. A presença do brincar heurístico na educação infantil: reflexões sobre as ações docentes e das crianças pequenas. Orientador: Ana Paula Fernandes da Silveira Mota. 2024. 28p. p. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57417-
dc.description.abstractO brincar heurístico é uma experiência que oferece à criança liberdade para explorar e investigar materiais comuns que fazem parte da natureza e do cotidiano. O presente artigo tem como finalidade compreender a ação do brincar heurístico na rotina da educação infantil, identificando as possibilidades e os limites de exploração das crianças durante sessões e refletindo sobre o papel docente. Através de uma pesquisa de campo em uma escola situada na zona norte do município do Recife, foram realizadas observações de sessões de brincar heurístico em um grupo de crianças com três anos e entrevista com a professora da turma. A atuação docente proporcionou uma valiosa oportunidade para entendermos a conexão entre teoria e prática no contexto do brincar heurístico, e as observações das sessões oportunizaram a compreensão profunda da realidade dentro de uma sessão. Assim, foi possível perceber que o brincar heurístico, inserido na rotina da educação infantil, revela-se uma abordagem pedagógica enriquecedora ao colocar a criança no centro da aprendizagem. A liberdade proporcionada às crianças para formular hipóteses, experimentar e aprender por meio de descobertas emerge como um elemento central, promovendo não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também a construção da confiança e autonomia.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincar heurísticopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectCrianças pequenaspt_BR
dc.subjectPapel docentept_BR
dc.subjectEducação Infantipt_BR
dc.titleA PRESENÇA DO BRINCAR HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DOCENTES E DAS CRIANÇAS PEQUENASpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3428438740793525pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4435341410757451pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Métodos e Técnicas de Ensino.pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Beatriz Costa Atualizado 31_05.pdf270,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons