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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57438
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA FILHO, Abel Guilhermino da | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA JÚNIOR, Acarcio Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T12:39:46Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T12:39:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA JÚNIOR, Acarcio Gomes de. FM-ACC: um controlador de cruzeiro adaptativo fuzzy mamdani aplicado a veículos autônomos de escala reduzida em platooning. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57438 | - |
dc.description.abstract | A indústria do transporte tem enfrentado desafios significativos nos últimos anos, como o grande número de acidentes de trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes rodoviários são uma das principais causas de morte de pessoas. É impor- tante ressaltar que a maioria dos acidentes de trânsito é causada por erros humanos, como imprudência, uso de álcool ou tempo de reação do condutor. Dessa forma, surge a necessidade de automatizar a condução para torná-la mais eficaz e segura. Este estudo concentra-se na automatização da condução longitudinal, visando controlar um grupo de veículos, denominado platooning, que viaja com o mesmo destino e mantém uma curta distância entre os veículos, com o objetivo de garantir uma maior segurança nas rodovias. Para alcançar esse objetivo, propõe-se uma arquitetura de controle em cascata composta por dois níveis. O controlador de baixo nível é responsável pela aceleração e frenagem do veículo em escala reduzida, enquanto o controlador de alto nível se encarrega de manter uma distância segura entre os veículos. Este controlador de alto nível é baseado no conceito de Adaptive Cruise Control, que utiliza controle fuzzy para criar o plano de velocidade ideal para o veículo. O controlador fuzzy de distância recebe, por meio de um sensor, a medição da distância em relação ao veículo à frente ou ao veículo líder e, com base no erro entre essa medição e a distância de referência, gera uma velocidade de referência. Essa velocidade de referência é então transmitida ao controlador de baixo nível, que ajusta a aceleração e frenagem do veículo para manter a velocidade desejada. Os controladores desenvolvidos foram implementados no software MATLAB/SIMULINK, onde o controlador FM-ACC apresentou um excelente desempenho, superando em todas as métricas um controlador PI desenvolvido pelo método de Ziegler-Nichols, apresentando uma redução de 92.25% de sobresinal, 77.26% de tempo de acomodação, 41.52% de tempo de pico, 7.84% de tempo de subida e 35.23% de tempo de atraso. Além disso, o controlador foi validado em um estudo de caso em veículos de escala reduzida onde o controlador apresentou um desempenho semelhante aos resultados simulados. Por fim, o controlador foi submetido a um estudo de caso de um platooning com 7 veículos simulados no MATLAB, onde o contro- lador conseguiu controlar um platooning de cinco elementos com boas respostas temporais e apresentou grandes perturbações para os últimos dois veículos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Veículos autônomos | pt_BR |
dc.subject | Fuzzy | pt_BR |
dc.subject | Platooning | pt_BR |
dc.subject | Veículos de pequena escala | pt_BR |
dc.title | FM-ACC : um controlador de cruzeiro adaptativo fuzzy mamdani aplicado a veículos autônomos de escala reduzida em platooning | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7322106762564366 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8983932189780223 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The transportation industry has faced significant challenges in recent years, such as the high number of traffic accidents. According to the World Health Organization (WHO), road accidents are one of the leading causes of death. It is important to note that most traffic accidents are caused by human errors, such as recklessness, alcohol use, or driver reaction time. Therefore, there is a need to automate driving to make it more efficient and safer. This study focuses on the automation of longitudinal driving, aiming to control a group of vehicles, called a platoon, which travels with the same destination and maintains a short distance between vehicles, to ensure greater road safety. To achieve this goal, a two-level cascade control architecture is proposed. The lower-level controller is responsible for the acceleration and braking of the scaled-down vehicle, while the upper-level controller is tasked with maintaining a safe distance between the vehicles. This upper-level controller is based on the concept of Adaptive Cruise Control, which uses fuzzy control to create the optimal speed plan for the vehicle. The fuzzy distance controller receives, via a sensor, the measurement of the distance to the vehicle ahead or the leading vehicle and, based on the error between this measurement and the reference distance, generates a reference speed. This reference speed is then transmitted to the lower-level controller, which adjusts the vehicle’s acceleration and braking to maintain the desired speed. The developed controllers were implemented in the MATLAB/SIMULINK software, where the FM-ACC controller demonstrated excellent performance, surpassing a PI controller devel- oped using the Ziegler-Nichols method in all metrics. It achieved a 92.25% reduction in over- shoot, 77.26% reduction in settling time, 41.52% reduction in peak time, 7.84% reduction in rise time, and 35.23% reduction in delay time. Additionally, the controller was validated in a case study involving scaled-down vehicles, where it exhibited performance similar to the simu- lated results. Finally, the controller was subjected to a case study of a platooning scenario with 7 vehicles simulated in MATLAB, where it successfully controlled a platoon of five elements with good temporal responses and exhibited significant disturbances for the last two vehicles. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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