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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57446
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Gracielly Karine Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T11:27:05Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T11:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gracielly Karine Tavares. Conhecimentos e práticas dos educadores sobre o desenvolvimento socioemocional infantil no contexto da creche. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57446 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento integral infantil envolve os domínios físicos, psíquicos, culturais, espirituais, sociais e emocionais. Ao considerar que a primeira infância é uma janela única para a promoção das habilidades socioemocionais, as práticas educacionais e os cuidados infantis desenvolvidos na creche, podem proporcionar influências negativas ou positivas a esse público. Este estudo objetivou compreender os conhecimentos e práticas dos educadores de creche em relação ao desenvolvimento socioemocional infantil. Trata-se de uma pesquisa descritiva interpretativa, com abordagem qualitativa, realizada em duas creches municipais da cidade de Recife – PE, no período de junho a setembro de 2023. A população foi composta por profissionais que desenvolviam atividades pedagógicas e de cuidados às crianças. A seleção dos participantes baseou-se na técnica de amostragem intencional. Para delimitação dos participantes foi utilizado o critério de saturação teórica, totalizando educadores, desses, 5 professoras, 16 auxiliares de desenvolvimento infantil e 4 estagiários. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de entrevista semiestruturada individual com roteiro previamente testado e a realização de observação não participativa. As entrevistas foram gravadas, transcritas e validadas pelos participantes e posteriormente submetida à técnica de Análise Temática de Braun e Clarke com auxílio do software NVivo®. A análise dos dados originou seis temas: representatividade social da creche; conhecimentos dos educadores sobre o desenvolvimento integral e socioemocional na primeira infância; atribuições e estratégias pedagógicas empregadas pelos educadores na creche; processos interativos entre o educador, criança, família e comunidade; contribuições, facilidades e desafios para promoção do desenvolvimento socioemocional infantil na creche e cuidados em saúde na creche. A maioria dos participantes demonstrou possuir conhecimentos empíricos acerca do desenvolvimento socioemocional infantil. Foi evidenciado que as práticas pedagógicas desenvolvidas objetivavam proporcionar interações e brincadeiras, apoiadas no cuidado, na educação e na afetividade. No entanto, observou-se a inexistência de atividades educacionais estimulantes para as crianças com transtornos globais do desenvolvimento, bem como uma dissociação entre o cuidar e educar. Os achados apontam para imprescindibilidade da implementação de políticas públicas municipais que visem a garantia sistemática da oferta de programas de formação inicial e permanente acerca do desenvolvimento socioemocional infantil para todos os educadores que atuam em creches, bem como assegurar investimentos voltados à reestruturação física e aos recursos humanos com a valorização profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos e práticas dos educadores sobre o desenvolvimento socioemocional infantil no contexto da creche | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7285667167841853 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente | pt_BR |
dc.description.abstractx | Comprehensive child development involves the physical, psychological, cultural, spiritual, social and emotional domains. Considering that early childhood is a unique window for the promotion of socio-emotional skills, the educational practices and childcare developed in daycare centers can have negative or positive influences on this public. This study aimed to understand the knowledge and practices of nursery school teachers in relation to children's socio-emotional development. This is an interpretative descriptive study, with a qualitative approach, carried out in two municipal nurseries in the city of Recife - PE, between June and September 2023. The population was made up of professionals who carried out teaching and childcare activities. The selection of participants was based on the intentional sampling technique. The criterion of theoretical saturation was used to determine the number of participants, totaling 5 teachers, 16 child development assistants and 4 trainees. Data was collected through individual semi-structured interviews with a previously tested script and non- participant observation. The interviews were recorded, transcribed and validated by the participants and then submitted to Braun and Clarke's Thematic Analysis technique using NVivo® software. The analysis of the data gave rise to six themes: the social representativeness of daycare centers; educators' knowledge of integral and socio-emotional development in early childhood; pedagogical attributions and strategies employed by educators in daycare centers; interactive processes between educators, children, families and the community; contributions, facilities and challenges for promoting children's socio-emotional development in daycare centers; and health care in daycare centers. Most of the participants demonstrated empirical knowledge about children's socio-emotional development. It was clear that the pedagogical practices developed aimed to provide interaction and play, based on care, education and affection. However, there was a lack of stimulating educational activities for children with global development disorders, as well as a dissociation between caring and educating. The findings point to the need to implement municipal public policies aimed at systematically guaranteeing the provision of initial and ongoing training programs on children's socio- emotional development for all educators working in daycare centers, as well as ensuring investments in physical restructuring and human resources with professional development. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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