Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Jaqueline Dantas Sabino de-
dc.contributor.authorFIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:33:43Z-
dc.date.available2024-08-22T12:33:43Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2024-08-19-
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva. Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489-
dc.description.abstractA partir de uma leitura na BNCC e no currículo de pernambuco, foi feita uma reflexão sobre os temas transversais presentes e as possibilidades para a abordagem de conteúdos cordiais, utilizando como tema central, a educação sexual no ensino de Química, com foco nos hormônios sexuais e na diversidade sexual. Tal conteúdo foi abordado a partir do viés da Química Orgânica, estudando as estruturas dos hormônios e neurotransmissores envolvidos no corpo humano e responsáveis pelas emoções, apontando as possíveis funções e reações orgânicas em cada um. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa em bancos de dados online no qual observou-se a escassez de trabalhos relacionados à educação sexual com o ensino de química no Ensino Médio. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação e diversidade sexual no ensino de química, com foco em funções e reações orgânicas, a partir de conteúdos cordiais. A sequência construída conta com quatro momentos que visam ser aplicados no contraturno de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. O primeiro momento conta com um levantamento de concepções prévias sobre os assuntos tratados; o segundo conta com uma aula expositiva sobre hormônios sexuais e identidade de gênero; o terceiro também é uma aula expositiva sobre os hormônios e neurotransmissores responsáveis pela paixão; e o quarto e último momento se trata de uma atividade de sistematização de todo o conteúdo apresentado, no qual haverá, também, espaço para futura validação da sequência de ensino e aprendizagem construída a partir das tendências de validação interna e externa para uma sequência didática, propostas por Méheut.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectConteúdos cordiaispt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectSequência de ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleDesenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9799750277780425pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamentalpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Cristina da Silva Figueirêdo .pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons