Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Jaqueline Dantas Sabino de | - |
dc.contributor.author | FIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T12:33:43Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T12:33:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-19 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva. Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489 | - |
dc.description.abstract | A partir de uma leitura na BNCC e no currículo de pernambuco, foi feita uma reflexão sobre os temas transversais presentes e as possibilidades para a abordagem de conteúdos cordiais, utilizando como tema central, a educação sexual no ensino de Química, com foco nos hormônios sexuais e na diversidade sexual. Tal conteúdo foi abordado a partir do viés da Química Orgânica, estudando as estruturas dos hormônios e neurotransmissores envolvidos no corpo humano e responsáveis pelas emoções, apontando as possíveis funções e reações orgânicas em cada um. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa em bancos de dados online no qual observou-se a escassez de trabalhos relacionados à educação sexual com o ensino de química no Ensino Médio. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação e diversidade sexual no ensino de química, com foco em funções e reações orgânicas, a partir de conteúdos cordiais. A sequência construída conta com quatro momentos que visam ser aplicados no contraturno de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. O primeiro momento conta com um levantamento de concepções prévias sobre os assuntos tratados; o segundo conta com uma aula expositiva sobre hormônios sexuais e identidade de gênero; o terceiro também é uma aula expositiva sobre os hormônios e neurotransmissores responsáveis pela paixão; e o quarto e último momento se trata de uma atividade de sistematização de todo o conteúdo apresentado, no qual haverá, também, espaço para futura validação da sequência de ensino e aprendizagem construída a partir das tendências de validação interna e externa para uma sequência didática, propostas por Méheut. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos cordiais | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Sequência de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9799750277780425 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamental | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Cristina da Silva Figueirêdo .pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons