Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57538

Compartilhe esta página

Título: Educação na contemporaneidade e movimento negro : um olhar sobre fazer educação para jovens da geração Z após a Lei n.o 11.645/08
Autor(es): MILANO, Maria Eduarda Duca
Palavras-chave: Educação — aspectos sociais — Brasil; Movimentos sociais — Brasil; Geração Z — Brasil; Etnografia; Brasil [Lei n° 11.645 de 10 de março de 2008]; Influenciadores digitais
Data do documento: 26-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MILANO, Maria Eduarda Duca. Educação na contemporaneidade e movimento negro: um olhar sobre fazer educação para jovens da geração Z após a Lei n.o 11.645/08. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa tem em vista compreender a relação entre a Lei n.o 11.645/08 e os debates da geração Z sobre questões étnico-raciais no espaço online. O problema tratado foi percebido a partir de uma observação inicial sobre a busca dos jovens por mais espaços de discussão do tema, especialmente nos perfis de influenciadores digitais que abordam as questões étnico-raciais. Realizamos uma discussão bibliográfica inicial sobre as legislações referentes à educação das questões étnico-raciais, assim como a caracterização da geração Z. A pesquisa se desenvolve como forma de exercício de imaginação sociológica no campo da educação, na qual parte-se da perspectiva de si para a percepção dos fatos no mundo. Como metodologia, estabelece-se a abordagem qualitativa, com o objetivo de uma pesquisa exploratória, e procedimento do “tipo etnográfico”, na qual busca-se a descoberta de novas relações e de entendimento da realidade social. O estudo caminhou pela compreensão dos dados coletados de cinco perfis online da rede social Instagram, discutindo-os criticamente e pensando em possíveis desdobramentos deles. Realizamos também uma análise dos signos visuais dos perfis abordados na pesquisa a partir do método de análise de Penn (2007). Por fim, percebemos a dificuldade de inclusão no debate sobre as relações étnico-raciais de uma parcela da população que tem dificuldade ao acesso online. Percebemos, ainda, que a tecnologia não deve suprir a realidade, já que ela ocupa um lugar de informações, e a inclusão de pessoas negras na educação é de suma importância para qualquer desejo de mudança social no Brasil. Afinal, são a maioria da população e são consequentemente o futuro desse país.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57538
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Duca Milano.pdf10,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons