Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57576

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorSOUZA, Larissa Danieli Candido de-
dc.date.accessioned2024-08-26T19:24:54Z-
dc.date.available2024-08-26T19:24:54Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2024-07-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Larissa Danieli Candido de. Avalição da aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial: contribuições das pesquisas educacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57576-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições das produções científicas nacionais para compreender o processo de avaliação em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto. Especificamente buscou-se apresentar um levantamento da produção bibliográfica com intuito de identificar os estudos voltados à disciplina de Língua Portuguesa, como também, averiguar quais deles contemplavam a Pedagogia dos Multiletramentos. A partir de uma abordagem qualitativa, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e, para o tratamento de dados, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2008) por meio da técnica de análise temático-categorial. Foram encontrados 13 artigos publicados em periódicos nacionais que abordaram a temática do ensino remoto, avaliação da aprendizagem e multiletramentos. Os resultados apontam para uma carência de pesquisas nesta perspectiva. Esta pesquisa oferece contribuições quanto ao papel da pesquisa na adequação dos processos avaliativos em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectPesquisa Educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa no ensino remoto emergencial: contribuições das pesquisas educacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5463818650913621pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study was to analyze the contributions of the national scientific productions to comprehend the assessment process of learning of Portuguese language in the context of remote teaching. Specifically, we intend to present a bibliographic survey in order to identify the studies aimed at the discipline of Portuguese language, as well as to find out which of them included the Pedagogy of Multiliteracies. From a qualitative approach, a exploratory bibliographic research was conducted and content analysis was carried out through the technique of thematic-category analysis. This led to the selection of 13 articles published in national journals that addressed the issue of remote teaching, learning assessment and multiliteracies. The results suggested a lack of research in this perspective. The reflections from this study might contribute to understanding the role of research in adapting the assessment processes in the learning of Portuguese language in the context of remote teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5212-2582pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Larissa Danieli Candido de Souza.pdf254,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons