Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57619
Compartilhe esta página
Título: | Gestão escolar e docência: um estudo sobre essa relação entre dirigentes de escolas municipais |
Autor(es): | NASCIMENTO, Anastacia Thaís Marinho do |
Palavras-chave: | gestor escolar; docência; ingresso na função |
Data do documento: | 6-Out-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Anastacia Thaís Marinho do. Gestão escolar e docência: um estudo sobre essa relação entre dirigentes de escolas municipais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar os modos de ingresso na função de gestor escolar, as exigências para o exercício da função gestora e se a prática docente favorece a atuação do gestor escolar. A pesquisa tomou por base a legislação educacional sobre gestão democrática da escola pública e a literatura específica sobre as formas de ingresso na função gestora. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, mapeamos a legislação dos municípios de Recife-PE, Olinda-PE e Camaragibe-PE que normatiza o ingresso na função gestora. Na segunda etapa, realizamos um estudo de campo com seis gestores, sendo dois por cada município. O estudo dos documentos revelou que os municípios de Recife-PE e Olinda-PE combinam os critérios seleção, eleição, formação e experiência docente. Assim, eles contemplam as faces técnica, política e pedagógica da gestão escolar. O município de Camaragibe-PE diverge dos demais, pois mesmo que a legislação considere, preferencialmente, para exercer a função os que possuem formação e experiência docente, os gestores são indicados. O estudo de campo com os gestores escolares revelou que a prática docente contribui para sua atuação, pois permite a apropriação de saberes pedagógicos, políticos e democráticos que favorecem a mediação de diferentes ações no âmbito da escola. A pesquisa confirma a importância da prática dos professores para o exercício da gestão escolar, pois os diversificados saberes da docência subsidiam as práticas gestoras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57619 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Anastacia Thaís Marinho do Nascimento.docx.pdf | 325,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons