Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57672

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno José da-
dc.date.accessioned2024-09-09T18:53:59Z-
dc.date.available2024-09-09T18:53:59Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno José da. Narratividade e imersão na banda sonora de Karim Aïnouz: uma análise de O céu de suely. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57672-
dc.description.abstractKarim Aïnouz é um cineasta brasileiro, nascido em Fortaleza, um dos grandes nomes do cinema nacional pós-retomada. Para essa pesquisa, com o objetivo de demonstrar a importância específica da banda sonora no cinema de Karim, foi analisado: a) a construção do espaço cinematográfico, como diz Karim, produzido para O Céu de Suely, buscando entender como acontece a construção desse espaço através do conjunto de sons reunidos e impressos na banda sonora desse filme; b) as diferentes relações de influência diegética e extra diegética das músicas escolhidas para compor a trilha sonora musical e como elas podem influenciar a percepção e fruição do espectador; c) a seleção dessas músicas a partir do contexto dos personagens, pensando a música como artifício escolhido por Karim para remeter o espectador a lugares escondidos na memória afetiva ou , muitas vezes, apresentando lugares desconhecidos pelo público. A análise sonora de O Céu de Suely revela não apenas a importância do som no estilo cinematográfico de Karim, mas também como os espectadores são incentivados a ouvir as possíveis conexões entre os diversos sons de uma trilha sonora; eles os convidam a uma experiência interativa dos elementos sonoros e como estes estão intrinsicamente ligados ao método de produção que o cineasta desenvolve. As conexões entre os sons e as imagens, e entre os próprios sons, fornecem evidências do cuidadoso tratamento que o cineasta dedica à banda sonora. Em todos os capítulos, as discussões sobre silêncio, acusmatismo ou canções tornou possível refletir sobre seus métodos de produção.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectKarim Aïnouzpt_BR
dc.subjecttrilha sonorapt_BR
dc.subjectdesign de sompt_BR
dc.subjectimersãopt_BR
dc.titleNarratividade e imersão na banda sonora de Karim Aïnouz: uma análise de O Céu de Suelypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7788122170721759pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.description.abstractxKarim Aïnouz is a Brazilian filmmaker, born in Fortaleza, one of the biggest names in post- resumption national cinema. For this research, with the aim of demonstrating the specific importance of the soundtrack in Karim's cinema, the following were analyzed: a) the construction of the cinematographic space, as Karim says, produced for O Céu de Suely (Love for Sale), trying to understand how the construction of this space happens through the set of sounds brought together and printed on the soundtrack of this film; b) the different relationships of diegetic and extra diegetic influence of the songs chosen to compose the musical soundtrack and how they can influence the viewer's perception and enjoyment; c) the selection of these songs based on the context of the characters, thinking of music as a device chosen by Karim to send the viewer to places hidden in affective memory or, often, presenting places unknown to the public. The sound analysis of O Céu de Suely reveals not only the importance of sound in Karim's cinematographic style, but also how viewers are encouraged to listen to the possible connections between the different sounds of a soundtrack; they invite them to an interactive experience of the sound elements and how they are intrinsically linked to the production method that the filmmaker develops. The connections between sounds and images, and between the sounds themselves, provide evidence of the careful treatment that the filmmaker dedicates to the soundtrack. In all chapters, discussions about silence, acousmatic sounds or songs made it possible to reflect on methods of producing it.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Cinema e Audiovisual – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Cinema e Audiovisual

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruno José da Silva.pdf1,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons