Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57689

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ester Andrade do-
dc.contributor.authorMELO, Renata dos Santos-
dc.coverage.spatialVitória de Santo Antãopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T15:37:21Z-
dc.date.available2024-09-10T15:37:21Z-
dc.date.issued2024-09-01-
dc.identifier.citationTapebuleiro © 2024 por Ester Andrade do Nascimento / Renata dos Santos Melo está licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57689-
dc.description.abstractEsse recurso didático tem por objetivo tornar as aulas mais dinâmicas e o processo de ensino e aprendizagem mais facilitado e divertido, além de estimular a capacidade crítica, analítica e o trabalho em equipe. Além de promover os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 04 Educação de qualidade - Assegurando a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas. O ideal é que sua utilização seja posterior ao primeiro contato dos alunos com o conteúdo trabalhado, uma vez que é necessário um conhecimento parcial sobre a temática que seja abordada e discutida nas cartas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/vnd.microsoft.portable-executablept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRECURSO DIDÁTICOpt_BR
dc.subjectENSINOpt_BR
dc.subjectMETODOLOGIAS ATIVASpt_BR
dc.title“TAPEBULEIRO”: UM RECURSO DIDÁTICO MULTIFUNCIONALpt_BR
dc.title.alternativePortuguêspt_BR
dc.typeGamept_BR
dc.rights.holderESTER ANDRADE DO NASCIMENTO / RENATA DOS SANTOS MELOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxThis teaching resource aims to make classes more dynamic and the teaching and learning process easier and more fun, in addition to stimulating critical, analytical skills and teamwork. In addition to promoting the sustainable development goals (SDGs) 04 Quality education - Ensuring inclusive and equitable quality education, and promoting lifelong learning opportunities for everyone. Ideally, it should be used after the students' first contact with the content covered, since partial knowledge of the topic that is addressed and discussed in the letters is necessary.pt_BR
dc.subjectxTEACHING RESOURCEpt_BR
dc.subjectxTEACHINGpt_BR
dc.subjectxACTIVE METHODOLOGYpt_BR
dc.description.usagePara manter a atividade mais organizada, regras deverão ser seguidas. São elas: a sala será dividida em 4 grupos de números de integrantes iguais ou semelhantes; cada grupo deverá escolher um representante no qual ficará posicionado em cima do tapete e que será responsável por informar a resposta decidida pelo grupo; quando os 4 representantes estiverem posicionamos, tirarão 0 ou 1 para ver quem inicia o jogo; a equipe que iniciará o jogo pegará uma carta, após as mesmas serem misturadas; o professor fará a leitura da pergunta e estipulará um tempo para a equipe conversar e repassar a resposta correta para o representante; se a equipe acertar, avançará uma casa, caso errar, ficará no mesmo lugar; se a pergunta não for respondida de forma correta, a chance de resposta passará para a equipe seguinte, até alguma delas acertar; caso nenhuma equipe acerte, o professor responderá a questão, explicando a resposta; vencerá quem conseguir passar todos os lugares da fileira até o final; após a equipe vencedora ser definida, o jogo pode continuar para que as demais equipes tenham a chance de completar o desafio.pt_BR
dc.description.installationRemarksPara a produção do “tapebuleiro” será necessário apenas TNT para a base, a metragem irá depender do tamanho do ambiente que será realizada a atividade; emborrachado coloridos cortados em formato de círculos para a demarcação dos lugares e canetas coloridas para fazer a demarcação das posições nas fileiras, sendo composto por uma espécie de tapete com quatro fileiras e 5 lugares demarcados em cada fileira, os emborrachados recortados serão o caminho que os alunos seguirão, por isso devem ser colados no tnt e demarcados de 1 a 5. Além disso, serão produzidas as cartas que poderão seguir modelos e customizações variadas, nelas conterão as perguntas que serão norteadoras da atividade. O número de cartas com perguntas ficará a critério do professor, tendo sempre que ser igual ou acima de 30 para que tenham perguntas suficientes para todos, sendo possível também alterar o estilo das perguntas e os níveis de dificuldade pela cor das cartas, por exemplo: usar a cor preta ou vermelha para indicar uma carta perigosa, uma prenda ou um nível de questão mais alto, entretanto que o aluno não tenha conhecimento sobre a diferenciação das cores nas cartas.pt_BR
Aparece nas coleções:REA - Game

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“TAPEBULEIRO”_ UM RECURSO DIDÁTICO MULTIFUNCIONAL (1).pdf82,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons