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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57756
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Aurino Lima | - |
dc.contributor.author | MARQUES, Leila Maria Viana | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T12:35:47Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T12:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Leila Maria Viana. Trajetórias de (trans)formação humana de psicólogas transpessoais: entre a fragmentação e a busca da integralidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57756 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca investigar trilhas (trans)formativas de psicólogas transpessoais por meio de narrativas de histórias de vida, percorrendo desde a graduação em Psicologia até os cursos formativos em Psicologia Transpessoal. Como questão central, indagamos: como a Psicologia Transpessoal vem enfrentando os problemas de fragmentações nos processos de formação humana no Brasil? O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como a área contribui para a formação humana integral das psicólogas brasileiras, e, mais especificamente, objetivamos apresentar narrativas de histórias de vida das trajetórias de formação humana de psicólogas transpessoais com intuito de apontar elementos de fragmentação e integração existentes nesse percurso formativo. Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa com abordagem de narração de histórias de vida de dez psicólogas transpessoais, sendo duas de cada região do Brasil. Utilizamos a entrevista semiestruturada para a construção dos dados e análise temática. Os resultados apresentaram as trilhas formativas e (trans)formativas das psicólogas transpessoais, destacando suas histórias de vida, com ênfase no interesse pela Psicologia e no percurso da formação. Com isso, apontamos a jornada de (trans)formação transpessoal, indicando quais foram os principais conteúdos, metodologias e experiências marcantes, assim como as principais motivações, desafios e aprendizados na formação em Psicologia Transpessoal. Situamos, ainda, os encontros e os desencontros na formação transpessoal através de uma breve avaliação, por meio da qual os pontos fortes e fracos são destacados. Ademais, indicamos a necessidade de inclusão e ampliação dos debates acerca das questões sociais, políticas, gênero, feminismos, raça e racismos nas formações transpessoais. Os processos formativos, com uma metodologia transpessoal de ensino teórica- vivencial, integram teoria e prática, gerando significativas (trans)formações nas participantes e visando incluir o humano num processo educativo integral. Também sinalizamos fragmentações decorrentes de uma herança colonial e uma educação tradicional com processos formativos voltados ao individualismo. Nesse percurso, em meio as fragmentações geradas por todo um contexto histórico, social e educacional atravessado pelo capitalismo, encontramos psicólogas com resistências e, ao mesmo tempo, vontade de mudanças. Nessas trilhas (trans)formativas, as participantes se apoiaram na busca da integralidade e da espiritualidade transpessoal como estratégias de formação humana e enfrentamento de fragmentações, separações, dualismos e reducionismos, além do eclipse da espiritualidade vividos em suas formações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | (trans)formação humana | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Transpessoal | pt_BR |
dc.subject | integralidade | pt_BR |
dc.subject | história de vida | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de (trans)formação humana de psicólogas transpessoais : entre a fragmentação e a busca da integralidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6489457596908077 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5402096659543875 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to investigate the (trans)formative paths of transpersonal psychologists through life story narratives, covering the period from their undergraduate studies in Psychology to their training courses in Transpersonal Psychology. Our main research question is: how has Transpersonal Psychology been facing fragmentation issues in the processes of human formation in Brazil? The general objective of this study is to comprehend how does this area contribute to the integrative human formation of the Brazilian psychologists, and more specifically, we aim to present life story narratives of the transpersonal psychologists with the objective of pointing out fragmentation and integrative issues that may be present in this formation process. This study is characterized as a qualitative research using a life story narrative approach with ten transpersonal psychologists, two from each region of Brazil. We used semi structured interviews to data construction and thematic analysis. The results presented the (trans)formative and formative paths of the transpersonal psychologists, highlighting their life story, with special emphasis on their interest in Psychology and on their formation process. By doing so, we highlight the transpersonal (trans)formative journey, identifying the main content, methodologies, and significant experiences, as well as the key motivations, challenges, and learning experiences in Transpersonal Psychology training. We also present the convergences and divergences in transpersonal training through a brief evaluation, highlighting the strengths and weaknesses. Furthermore, we also indicate the need for inclusion and increase on the debates about social issues, policies, genre, feminism, race and racism in the transpersonal training paths. The formative processes with a transpersonal theoretical-experiential teaching methodology can generate meaningful (trans)formation in the participants and they seek to include the human being in an integrative educational process. We also indicate fragmentations resulting from a colonial heritage and a traditional education system with formative processes oriented towards individualism. In this process, considering the fragmentation generated by an historical, social and educational context that is influenced by capitalism, we have also encountered psychologists with resistance and, at the same time, with a desire for change. In this (trans)formative paths, the participants have considered the pursuit for integrative and transpersonal spirituality as strategies of human formation and coping mechanisms of fragmentation, separation, dualisms and reductionisms, as well as the eclipse of spirituality experienced in their training. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Leila Maria Viana Marques.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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