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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57758

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dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorMATTOS JÚNIOR, Luiz dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-16T12:37:49Z-
dc.date.available2024-09-16T12:37:49Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationMATTOS JÚNIOR, Luiz dos Santos, Gêneros e sexualidades em uma escola confessional: a construção das diferenças na educação católica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57758-
dc.description.abstractA pesquisa intitulada “Gêneros e Sexualidades em uma Escola Confessional: A Construção das Diferenças na Educação Católica”, vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa pesquisa fez um caminho no terreno educacional confessional católico situando as discussões sobre os gêneros e as sexualidades, com o objetivo geral de compreender as formações discursivas materializadas nos enunciados dos discursos sobre avanços, recuos e vivências educacionais da Escola Confessional Católica (ECC), acerca das temáticas de Gêneros e Sexualidades na Educação Cristã. Para tanto, como objetivos específicos, propomo-nos: a) Identificar as principais formações discursivas na escola católica sobre gênero e sexualidade; b) Elencar os silêncios no cotidiano da escola católica para negligenciar e ou ocultar o gênero e a diversidade sexual em seus espaços educacionais; c) Analisar os discursos e suas formações presentes nas falas dos professores/as homossexuais e bissexual referente às questões de diversidade sexual e LGBTfobia em sua atuação profissional e d) Mapear os sentidos que estão presentes no enfrentamento à LGBTfobia com professores/as a partir da perspectiva da análise do discurso foucaultiana. Para alcançar os objetivos, em nossa abordagem teórica-metodológica, ancoramo- nos no Paradigma Pós-estruturalista, que nos inscreve no jogo de disputas por significação tomando as discussões em torno dos gêneros e das sexualidades na Escola Confessional Católica como formação discursiva, em uma perspectiva vinculada à análise do Discurso foucaultiana e da perspectiva de corpo, gênero e sexualidade como não essencialista nem ontológica. Ressaltamos que utilizados a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dado. Entendemos nossa pesquisa se justifica e vem agregar tanto à comunidade acadêmica, visto que, no espaço acadêmico são articulados diferentes caminhos para a pesquisa em educação; como também na defesa de um cotidiano educacional mais plural e democrático atendendo a todos os grupos que compõem a sociedade brasileira, principalmente os grupos subalternizados como os heterodissidentes. Nas falas dos/as entrevistados/as ficaram evidentes como os enunciados se materializam nas vidas das pessoas que fazem a Escola Confessional Católica, e como essa escola, enquanto formação discursiva religiosa controla e regulamenta a produção dos discursos dentro e fora da Instituição. Assim, seguindo a lógica foucaultiana e de muitos outros pensadores, a escola ainda hoje se mantém como uma instituição reguladora dos discursos, para a manutenção da ordem cis-heterossexual estabelecida. Na Escola Confessional Católica, esse discurso assume dimensões maiores de verdade, visto que os discursos proferidos hegemonicamente nessa instituição estão vinculados a uma formação discursiva religiosa que produz enunciados que, por sua vez, materializam uma inteligibilidade estrutural, entre ditos e não ditos, de uma cis-heterossexualidade ontológica. Assim, contribuir para o campo de produção do conhecimento da educação, escola confessional, gênero e sexualidade sob a perspectiva pós-estruturalista via análise do discurso e teoria de gênero e sexualidade é uma possibilidade de avançar nos estudos sobre a temática, assumindo que a realidade é sempre já discursiva, assim, não há nada na experiência humana que escape ou que não seja constituída e atravessada pelos processos discursivos que produzem, sedimentam e/ou deslocam a realidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPós - Estruturalismopt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectEscola Confessionalpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.titleGêneros e sexualidades em uma escola confessional : a construção das diferenças na educação católicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0616503328352578pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxLa investigación titulada "Géneros y Sexualidades en una Escuela Confesional: La Construcción de las Diferencias en la Educación Católica", está vinculada a la línea Educación y Diversidad del Programa del Programa de Posgrado en Educación Contemporánea del Centro Académico Agreste (CAA), de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE). Esta investigación hizo un recorrido en el campo educativo confesional católico, situando las discusiones sobre géneros y sexualidades, con el objetivo general de comprender las formaciones discursivas materializadas en los enunciados de los discursos sobre avances, retrocesos y experiencias educativas de la Escuela Confesional Católica (ECC), sobre los temas de Géneros y Sexualidades en la Educación Cristiana. Para ello, como objetivos específicos, proponemos: a) Identificar las principales formaciones discursivas en las escuelas católicas sobre género y sexualidad; b) Enumerar los silencios en la vida cotidiana de las escuelas católicas con el fin de descuidar y/o ocultar la diversidad sexual y de género en sus espacios educativos; c) Analizar los discursos y sus formaciones presentes en los discursos de docentes homosexuales y bisexuales respecto a temas de diversidad sexual y LGBTfobia en su desempeño profesional y d) Mapear los significados que están presentes en el enfrentamiento a la LGTBfobia con el profesorado desde la perspectiva del análisis del discurso foucaultiano. Para lograr los objetivos, en nuestro enfoque teórico-metodológico, nos anclamos en el Paradigma Postestructuralista, que nos inscribe en el juego de disputas por el sentido, tomando las discusiones en torno a géneros y sexualidades en la Escuela Confesional Católica como una formación discursiva, en una perspectiva vinculada al análisis del Discurso Foucaultiano y la perspectiva del cuerpo, el género y la sexualidad como no esencialista u ontológica. En las declaraciones de los entrevistados, se evidenció cómo los enunciados se materializan en la vida de las personas que integran la Escuela Confesional Católica, y cómo esta escuela, como formación discursiva religiosa, controla y regula la producción de discursos dentro y fuera de la Institución. Así, siguiendo la lógica de Foucaultian y de muchos otros pensadores, la escuela sigue siendo hoy en día una institución que regula los discursos, para el mantenimiento del orden cis-heterosexual estabelecido. Na Escola Confessional Católica, esse discurso assume dimensões maiores de verdade, visto que os discursos proferidos hegemonicamente nessa instituição estão vinculados a uma formação discursiva religiosa que produz enunciados que, por sua vez, materializam uma inteligibilidade estrutural, entre ditos e não ditos, de uma cis- heterossexualidade ontológica. Así, contribuir al campo de producción de conocimiento de la educación, la escuela confesional, el género y la sexualidad desde la perspectiva postestructuralista a través del análisis del discurso y la teoría del género y la sexualidad es una posibilidad de avanzar en los estudios sobre el tema, asumiendo que la realidad es siempre ya discursiva, por lo tanto, no hay nada en la experiencia humana que escape o que no esté constituida y atravesada por los procesos discursivos que producen, sedimentar y/o desplazar la realidad.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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