Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57925

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALÉSSIO, Renata Lira dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Victor Hugo da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-02T12:36:29Z-
dc.date.available2024-10-02T12:36:29Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Victor Hugo da Silva. Significações e (r)existências de jogadores gays no contexto de jogos digitais: League of Gaymers. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57925-
dc.description.abstractA cultura de jogos digitais, situada dentro do universo da cultura pop, foi e ainda é constituída a partir de uma lógica machista, racista e cisheteronormativa, privilegiando e reforçando a presença do padrão de jogador homem, branco, cisgênero e heterossexual. No entanto, o agenciamento de outros jogadores, especialmente pessoas LGBTQIA+ e mulheres cisgênero e heterossexuais, provoca fissuras em questões relacionadas a gênero e sexualidade na cultura de jogos digitais. Um dos jogos online mais jogados da atualidade é o League of Legends, conta com uma comunidade brasileira de jogadores LGBTQIA+ bastante atuante nas plataformas de mídias digitais. A partir de reflexões sobre processos desenvolvimentais da perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações, com foco na discussão sobre identidades e masculinidades de jogadores gays – gaymers –, o objetivo desta tese foi perscrutar as significações de ser jogador gay por meio do jogo League of Legends. Para isso, foi realizada uma pesquisa participante e de caráter naturalista com quatro jogadores gays. Os dados foram construídos através de videogravações de sessões de jogo e analisados microgeneticamente para identificação de episódios interacionais. São destacados 28 episódios que evidenciam dinâmicas de interação entre os jogadores gays mediadas por brincadeiras e utilização de memes como uma forma de fortalecimento de afetos e de identidade entre os jogadores, constituindo uma rede de apoio e de resistência contra preconceitos e discriminações, numa nova concepção de enredamento. Observou-se a reprodução de elementos de machismo e transfobia estrutural, frequentemente presentes nas narrativas dos jogos, que corrobora com a manutenção do privilégio masculino na sociedade. Por outro lado, percebeu-se que os jogos digitais apresentam um potencial de catarse para que os gaymers consigam brincar com performances de gênero, permitindo se distanciar do padrão de masculinidade hegemônica e acessar elementos tipicamente associados à feminilidade a partir de um espaço seguro de sociabilidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectmasculinidadept_BR
dc.subjectbrincadeirapt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.titleSignificações e (r)existências de jogadores gays no contexto de jogos digitais : League of Gaymerspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7405488920203518pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115070918587521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThe culture of digital games, located within the universe of pop culture, was and still is constituted based on a sexist, racist and cisheteronormative logic, privileging and reinforcing the presence of the standard male, white, cisgender and heterosexual player. However, the agency of other players, especially LGBTQIA+ people and cisgender and heterosexual women, causes fissures in issues related to gender and sexuality in digital gaming culture. One of the most played online games today is League of Legends, which has a Brazilian community of LGBTQIA+ players who are very active on digital media platforms. Based on reflections on developmental processes from the theoretical- methodological perspective of the Network of Meanings, focusing on the discussion about identities and masculinities of gay players – gaymers –, the objective of this thesis was to examine the meanings of being a gay player from the game League of Legends. For that, a participant and naturalistic research was carried out with four gay players. The data was constructed through video recordings of gaming sessions and analyzed microgenetically to identify interactional episodes. 28 episodes are highlighted that demonstrate dynamics of interaction between gay players mediated by jokes and the use of memes as a way of strengthening affection and identity between players, constituting a network of support and resistance against prejudice and discrimination, in a new conception of entanglement. We observed the reproduction of elements of sexism and structural transphobia, frequently present in game narratives, which corroborates the maintenance of male privilege in society. On the other hand, it was noticed that digital games present a potential for catharsis so that gaymers can play with gender performances, allowing them to distance themselves from the standard of hegemonic masculinity and access elements typically associated with femininity from a safe space of sociability.pt_BR
dc.description.abstractxLa cultura de los juegos digitales, ubicada dentro del universo de la cultura pop, se constituyó y aún se constituyó a partir de una lógica sexista, racista y cisheteronormativa, privilegiando y reforzando la presencia del jugador estándar masculino, blanco, cisgénero y heterosexual. Sin embargo, la agencia de otros jugadores, especialmente las personas LGBTQIA+ y las mujeres cisgénero y heterosexuales, provoca fisuras en cuestiones relacionadas con el género y la sexualidad en la cultura del juego digital. Uno de los juegos online más jugados hoy en día es League of Legends, que cuenta con una comunidad brasileña de jugadores LGBTQIA+ muy activos en plataformas de medios digitales. A partir de reflexiones sobre procesos de desarrollo desde la perspectiva teórico-metodológica de la Red de Significados, centrándose en la discusión sobre identidades y masculinidades de jugadores gay – gaymers –, el objetivo de esta tesis fue examinar los significados de ser jugador gay desde lo juego League of Legends. Para ello se llevó a cabo una investigación participativa y naturalista con cuatro jugadores gay. Los datos se construyeron a través de grabaciones de vídeo de sesiones de juego y se analizaron microgenéticamente para identificar episodios de interacción. Se destacan 28 episodios que resaltan dinámicas de interacción entre jugadores gay mediadas por bromas y el uso de memes como forma de fortalecer el afecto y la identidad entre jugadores, constituyendo una red de apoyo y resistencia contra los prejuicios y la discriminación, en una nueva concepción del entrelazamiento. Observamos la reproducción de elementos de machismo y transfobia estructural, frecuentemente presentes en las narrativas de juegos, lo que corrobora el mantenimiento del privilegio masculino en la sociedad. Por otro lado, se advirtió que los juegos digitales presentan un potencial de catarsis para que los gaymers puedan jugar con performances de género, permitiéndoles distanciarse del estándar de masculinidad hegemónica y acceder a elementos típicamente asociados con la feminidad desde un espacio seguro de sociabilidad.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Victor Hugo da Silva Santos.pdf5,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons