Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57947

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Daniella Rodrigues de-
dc.contributor.authorGOMES, Helena Soares de Almeida-
dc.date.accessioned2024-10-02T14:31:32Z-
dc.date.available2024-10-02T14:31:32Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationGOMES, Helena Soares de Almeida. A licenciatura é o lugar onde a gente se encontra como mulher: os discursos sobre as diferenças de gênero entre mulheres licenciandas em matemática numa instituição de ensino superior do Sertão Pernambucano. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57947-
dc.description.abstractNesta pesquisa, partiu-se da ideia de que os conceitos de gênero direcionam os olhares sobre as relações e perspectivas em torno do ensino e da aprendizagem em um curso de licenciatura em matemática. Frente a esse entendimento e às contribuições trazidas pela epistemologia feminista e pós- estruturalismo, propôs-se uma leitura sobre os conceitos e/ou sentidos de gênero presentes nos discursos de discentes de licenciatura em matemática. Como objetivo geral pretendeu-se analisar os conceitos de gênero presentes nas falas de mulheres licenciandas em matemática entre o 6° e o 8° período de uma faculdade privada do Sertão do estado de Pernambuco. A investigação teve caráter qualitativo apoiado no referencial teórico- metodológico da Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux e ocorreu através da observação direta e entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez mulheres discentes. Por intermédio desse percurso metodológico buscou-se acessar o entendimento sobre a forma como as assimetrias de gênero interferem nas singularidades e perspectivas individuais das licenciandas, assim como, em seus trajetos profissionais. Como principais resultados, percebeu-se que, naquele contexto, a matemática era vista como um campo de saber-poder- desejo naturalmente masculino. Essa compreensão expressa o modo como os saberes-poderes- desejos, próprios ao falologocentrismo, atravessam os sentidos de gênero que constituem a materialidade do poder e a própria afetividade que mobiliza, perpassa e molda as narrativas e as vidas das licenciandas. Os argumentos usados pelas licenciandas têm caráter ideológico e reproduzem a ideia de uma natural capacidade masculina aos saberes- poderes da matemática em discursos que se apoiam em “razões” inscritas na bios(somatocentricidade) e/ou na ideia de natureza. Nesta perspectiva, a menor presença de mulheres no curso de matemática seria a comprovação de uma dificuldade natural à disciplina e ao próprio curso. Os dados coletados por intermédio de entrevistas realizadas em profundidadenos mostram práticas e discursos que promovem o eclipsamento e as subalternizações dos saberes-poderes-desejos das mulheres licenciandas em matemática na instituição privada de ensino superior do sertão pernambucano. São dispositivos de silenciamento que se imprimem no ambiente acadêmico e revelam o quanto as mulheres ainda são afetadas por linhas de força que atravessam seus corpos, afetividades e emoções em experiências de preconceito, violência e invisibilização dentro e fora da universidade. Por outro lado, pode-se perceber que a presença dessas mulheres na licenciatura em matemática, sendo este um espaço de saberes-poderes-desejos hegemonicamente masculinos, é um gesto de subversão, de luta e de resistência aos agenciamentos ideológicos. Por tudo isso, destaca-se a importância de políticas de gênero que incidam a favor da desconstrução dos interdiscursos falologocentrico e somatocêntrico, revelando as razões sociais, políticas e históricas dessa maquinaria de dispositivos que visam destituir os saberes-poderes-desejos de jovens mulheres discentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiscurso ideológicopt_BR
dc.subjectFalologocentrismopt_BR
dc.titleA licenciatura é o lugar onde a gente se encontra como mulher : os discursos sobre as diferenças de gênero entre mulheres licenciandas em matemática numa instituição de ensino superior do Sertão Pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3750575480423506pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1658117841838353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we started from the idea that gender concepts direct views on the relationships and perspectives surrounding teaching and learning in a mathematics degree course. In view of this understanding and the contributions brought by feminist epistemology and post-structuralism, a reading of the concepts and/or meanings of gender present in the speeches of undergraduate mathematics studentswas proposed. As a general objective, we intended to analyze the concepts of gender present in the speeches of women graduating in mathematics between the 6th and 8th period at a private college in the Sertão of the state of Pernambuco. The investigation had a qualitative character supported by the theoretical- methodological framework of Discourse Analysis proposed by Michel Pêcheux and occurred through direct observation and semi-structured interviews carried out with ten female students. Through this methodological path, we sought to access understanding of the way in which gender asymmetries interfere with the singularities and individual perspectives of graduate students, as well as their professional paths. As main results, it was noticed that, in that context, mathematics was seen as a naturally masculine field of knowledge-power-desire. This understanding expresses the way in which knowledge- powers-desires, typical of phallogocentrism, cross the meanings ofgender that constitute the materiality of power and the very affectivity that mobilizes, permeates and shapes the narratives and lives of undergraduate students. The arguments used by the graduate students have an ideological character and reproduce the idea of a natural male capacity for the knowledge-powers of mathematics in discourses that are based on “reasons” inscribed in the bios (somatocentricity) and/or the idea of nature. The smaller presence of women in the mathematics course would be proof of a natural difficulty in the discipline and in the course itself. The data collected through in- depth interviews show us practices and discourses that promote the eclipse and subordination of knowledge-powers-desires of women graduating in mathematics at a private higher education institution in the backlands of Pernambuco. These are silencing devices that are imprinted on the academic environment and reveal how much women are still affected by lines of force that cross their bodies, affections and emotions in experiences of prejudice, violence and invisibility inside and outside the university. On the other hand, it can be seen that the presence of these women in mathematics degrees, this being a space of hegemonically masculine knowledge-powers-desires, is a gesture of subversion, struggle and resistance to ideological agencies. For all this, the importance of gender policies that focus on the deconstruction of phallogocentric and somatocentric interdiscourses stands out, revealing the social, political and historical reasons forthis machinery of devices that aim to deprive the knowledge-powers-desires of youngfemale students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helena Soares de Almeida Gomes.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons