Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57966
Compartilhe esta página
Título: | des|aparecido – corpo-encruzilhada nos entres da educação e suas formas: gingas para atravessar a formação de pedagogia nos anos de 2016 a 2023 no Centro de Educação da UFPE no Campus Recife |
Autor(es): | JESUS, Wyrá Potyra Conceição |
Palavras-chave: | formação superior; pedagogia; corporeidades; performance; corpo-encruzilhada; córporo paed-agógus |
Data do documento: | 30-Nov-2024 |
Citação: | JESUS, wyrá potyra conceição de. des|aparecido – corpo-encruzilhada nos entres da educação e suas formas: gingas para atravessar a formação de pedagogia nos anos de 2016 a 2023 no Centro de Educação da UFPE no campus Recife. 2024. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho busca enredar como um corpo-encruzilhada poderia atravessar a formação de pedagogia no Centro de Educação da UFPE. Partindo das percepções e memórias dos experimentos performáticos gingados dentro deste território ao longo do curso, surgidos pela necessidade deste corpo transviado intersexo de permanecer, foi possível alinhavar quais veredas impulsionaram a performance enquanto ato de desassossego nesta travessia. Neste sentido, os moveres de um corpo não normalizado buscando ser corpo educador através de um espaço normalizador de corpos aponta o que aqui se coloca enquanto comportamento córporo paed-agógus. Deste modo, partindo destes experimentos foi possível tecer sentidos e sentires deste corpo enquanto um corpo-encruzilhada. Por fim, ao tramar a escritura do que antes se fez em ato desde o corpo desvelar como a formação em educação precede de uma corporeidade pré-determinada para um dito corpo-educador em seus atos, falas, modos, escritas e pensamentos. Mas que também é no corpo que se move em desassossego que habita a provocação de corporeidades outras na educação. Neste sentido os atos em experimento de rituais performativos se desvelaram não só como estratégia de permanência como a própria submetodologia em disrrupção que provoca fissuras para seguir em travessia na educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57966 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wyrá Potyra Conceição de Jesus.pdf Item embargado até 2025-10-01 | 433,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons