Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57966

Compartilhe esta página

Título: des|aparecido – corpo-encruzilhada nos entres da educação e suas formas: gingas para atravessar a formação de pedagogia nos anos de 2016 a 2023 no Centro de Educação da UFPE no Campus Recife
Autor(es): JESUS, Wyrá Potyra Conceição
Palavras-chave: formação superior; pedagogia; corporeidades; performance; corpo-encruzilhada; córporo paed-agógus
Data do documento: 30-Nov-2024
Citação: JESUS, wyrá potyra conceição de. des|aparecido – corpo-encruzilhada nos entres da educação e suas formas: gingas para atravessar a formação de pedagogia nos anos de 2016 a 2023 no Centro de Educação da UFPE no campus Recife. 2024. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho busca enredar como um corpo-encruzilhada poderia atravessar a formação de pedagogia no Centro de Educação da UFPE. Partindo das percepções e memórias dos experimentos performáticos gingados dentro deste território ao longo do curso, surgidos pela necessidade deste corpo transviado intersexo de permanecer, foi possível alinhavar quais veredas impulsionaram a performance enquanto ato de desassossego nesta travessia. Neste sentido, os moveres de um corpo não normalizado buscando ser corpo educador através de um espaço normalizador de corpos aponta o que aqui se coloca enquanto comportamento córporo paed-agógus. Deste modo, partindo destes experimentos foi possível tecer sentidos e sentires deste corpo enquanto um corpo-encruzilhada. Por fim, ao tramar a escritura do que antes se fez em ato desde o corpo desvelar como a formação em educação precede de uma corporeidade pré-determinada para um dito corpo-educador em seus atos, falas, modos, escritas e pensamentos. Mas que também é no corpo que se move em desassossego que habita a provocação de corporeidades outras na educação. Neste sentido os atos em experimento de rituais performativos se desvelaram não só como estratégia de permanência como a própria submetodologia em disrrupção que provoca fissuras para seguir em travessia na educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57966
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wyrá Potyra Conceição de Jesus.pdf
  Item embargado até 2025-10-01
433,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons