Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57968
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borre, Luciana | - |
dc.contributor.author | Silva, Ruana Cristina Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T17:57:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T17:57:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-04 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Ruana Cristina Mendes da. RUMO: narrativas e perspectivas na Arte/Educação em uma vivência de Estágio Curricular. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57968 | - |
dc.description.abstract | Neste texto, dedico-me a revisitar as ações do Estágio Curricular Obrigatório l, refletindo sobre a minha formação enquanto arte/educadora, com objetivo de rememorar as minhas práticas de ensino e aprendizagem de Artes Visuais em uma escola da rede pública municipal, tendo como campo de estudo uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental l. Para tal propósito, apresento as impressões e aprendizagens vivenciadas, durante os meses de junho a setembro, do ano de 2023, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE; mostro as intencionalidades pedagógicas com este grupo de estudantes no campo das Artes Visuais e; narro como se desenvolveram as atividades propostas e executadas durante a prática docente. A escola na qual desenvolvi a pesquisa está situada no bairro periférico de Muribeca dos Guararapes, que conta com séries do Ensino Fundamental 1 e EJA, onde predomina o método tradicional de ensino. Relato de Experiência é o campo metodológico que mais se adequa a este estudo, que tem como principais referências Ana Mae Barbosa (2003) e Paulo Freire (1996). As ações pedagógicas desenvolvidas contribuíram para um maior repertório artístico dos estudantes, havendo não somente o estímulo à criatividade e a imaginação, mas a exploração de materiais expressivos, práticas de colaboração entre si e o compartilhamento de ideias para o planejamento e execução de processos de criação em artes visuais | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte/educação; Estágio Curricular; Escola; Artes Visuais. | pt_BR |
dc.title | RUMO: narrativas e perspectivas na Arte/Educação em uma vivência de Estágio Curricular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9232357001079673 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this text, I dedicate myself to revisiting the actions of the Compulsory Curricular Internship, reflecting on my training as an art/educator, with the aim of recalling my teaching and learning practices in Visual Arts in a municipal public school, with a 5th grade elementary school class as the field of study. To this end, I present my impressions and learning experiences from June to September 2023, in an elementary school in the city of Jaboatão dos Guararapes/PE; I show the pedagogical intentions with this group of students in the field of Visual Arts and; I narrate how the activities proposed and carried out during teaching practice were developed. The school in which I carried out the research is located in the outskirts of Muribeca dos Guararapes, and has elementary school grades 1 and EJA, where the traditional teaching method predominates. Experience Report is the methodological field that best suits this study, whose main references are Ana Mae Barbosa (2003) and Paulo Freire (1996). The pedagogical actions developed contributed to a greater artistic repertoire for the students, stimulating not only creativity and imagination, but also the exploration of expressive materials, collaborative practices among themselves and the sharing of ideas for the planning and execution of creative processes in the visual arts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ruana Cristina Mendes da Silva.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons