Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57968

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBorre, Luciana-
dc.contributor.authorSilva, Ruana Cristina Mendes da-
dc.date.accessioned2024-10-04T17:57:10Z-
dc.date.available2024-10-04T17:57:10Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.date.submitted2024-10-04-
dc.identifier.citationSilva, Ruana Cristina Mendes da. RUMO: narrativas e perspectivas na Arte/Educação em uma vivência de Estágio Curricular. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57968-
dc.description.abstractNeste texto, dedico-me a revisitar as ações do Estágio Curricular Obrigatório l, refletindo sobre a minha formação enquanto arte/educadora, com objetivo de rememorar as minhas práticas de ensino e aprendizagem de Artes Visuais em uma escola da rede pública municipal, tendo como campo de estudo uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental l. Para tal propósito, apresento as impressões e aprendizagens vivenciadas, durante os meses de junho a setembro, do ano de 2023, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE; mostro as intencionalidades pedagógicas com este grupo de estudantes no campo das Artes Visuais e; narro como se desenvolveram as atividades propostas e executadas durante a prática docente. A escola na qual desenvolvi a pesquisa está situada no bairro periférico de Muribeca dos Guararapes, que conta com séries do Ensino Fundamental 1 e EJA, onde predomina o método tradicional de ensino. Relato de Experiência é o campo metodológico que mais se adequa a este estudo, que tem como principais referências Ana Mae Barbosa (2003) e Paulo Freire (1996). As ações pedagógicas desenvolvidas contribuíram para um maior repertório artístico dos estudantes, havendo não somente o estímulo à criatividade e a imaginação, mas a exploração de materiais expressivos, práticas de colaboração entre si e o compartilhamento de ideias para o planejamento e execução de processos de criação em artes visuaispt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte/educação; Estágio Curricular; Escola; Artes Visuais.pt_BR
dc.titleRUMO: narrativas e perspectivas na Arte/Educação em uma vivência de Estágio Curricularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.description.abstractxIn this text, I dedicate myself to revisiting the actions of the Compulsory Curricular Internship, reflecting on my training as an art/educator, with the aim of recalling my teaching and learning practices in Visual Arts in a municipal public school, with a 5th grade elementary school class as the field of study. To this end, I present my impressions and learning experiences from June to September 2023, in an elementary school in the city of Jaboatão dos Guararapes/PE; I show the pedagogical intentions with this group of students in the field of Visual Arts and; I narrate how the activities proposed and carried out during teaching practice were developed. The school in which I carried out the research is located in the outskirts of Muribeca dos Guararapes, and has elementary school grades 1 and EJA, where the traditional teaching method predominates. Experience Report is the methodological field that best suits this study, whose main references are Ana Mae Barbosa (2003) and Paulo Freire (1996). The pedagogical actions developed contributed to a greater artistic repertoire for the students, stimulating not only creativity and imagination, but also the exploration of expressive materials, collaborative practices among themselves and the sharing of ideas for the planning and execution of creative processes in the visual arts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ruana Cristina Mendes da Silva.pdf4,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons