Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57969
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Ana Caroline Damasceno Souza de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Dayanna Aparecida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T20:44:38Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T20:44:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Dayanna Aparecida da Silva. Dengue Kart: aprendizagem baseada em jogos no ensino de Geografia da saúde em Recife - PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57969 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo integrar o uso de geotecnologias no ensino de Geografia, visando sensibilizar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre a dengue. Para tornar as aulas mais envolventes e relacionadas à realidade dos alunos, foram utilizadas geotecnologias como Google Earth, Google Maps e Windy, além de uma plataforma online de RPG onde foi desenvolvido o jogo educativo Dengue Kart. A metodologia adotada seguiu a abordagem da “Observação Participante”, complementada por uma revisão de literatura que embasou teoricamente a prática pedagógica. As atividades foram planejadas para explorar a relação entre fatores climáticos e geográficos e a disseminação da dengue, promovendo uma aprendizagem interativa e crítica. Durante as aulas, os alunos utilizaram geotecnologias para visualizar problemas urbanos locais relacionados à dengue, facilitando a compreensão do conteúdo e a identificação de áreas de risco. As atividades práticas, como a utilização do Padlet para identificação de focos de dengue e o jogo Dengue Kart, mostraram-se eficazes para o aprendizado geográfico e a conscientização dos alunos. Os resultados demonstraram que o uso de geotecnologias e metodologias lúdicas contribuiu para uma compreensão mais profunda dos alunos sobre a dengue e seu contexto urbano. Apesar de alguns desafios na aplicação das aulas dinâmicas, os resultados positivos indicam o mérito e a viabilidade de tais abordagens no ensino de geografia, destacando seu potencial para serem adaptadas a outros temas e contextos educacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde na escola | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologias | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Dengue Kart : aprendizagem baseada em jogos no ensino de Geografia da saúde em Recife - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOARES, José Roberto Henrique Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0983720374742354 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0331312800452529 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to integrate the use of geotechnologies into geography education with the objective of raising awareness about dengue among 7th grade students in Middle School.To make the lessons more engaging and relevant to the students' realities, geotechnologies such as Google Earth, Google Maps, and Windy were used, along with an online RPG platform where the educational game Dengue Kart was developed. The methodology adopted followed the "Participant Observation" approach, supplemented by a literature review that theoretically supported the pedagogical practice. The activities were designed to explore the relationship between climatic and geographical factors and the spread of dengue, promoting interactive and critical learning. During the lessons, students used geotechnologies to visualize local urban problems related to dengue, facilitating content comprehension and risk area identification. Practical activities, such as using Padlet to identify dengue hotspots and the Dengue Kart game, proved effective for geographical learning and student awareness.The results demonstrated that the use of geotechnologies and playful methodologies contributed to a deeper understanding of dengue and its urban context among students. Despite some challenges in applying dynamic lessons, the positive outcomes highlight the merit and feasibility of such approaches in geography education, demonstrating their potential to be adapted to other themes and educational contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3637263240741013 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dayanna Aparecida da Silva Oliveira.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons