Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57986
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Ana Caroline Damasceno Souza de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rodrigo Rafael dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T17:37:43Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T17:37:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rodrigo Rafael dos. A Pesquisa participante como recurso didático na geografia escolar: uma abordagem sobre o saneamento básico em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes (PE) . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57986 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo propor o uso da pesquisa participante como recurso didático para investigação da realidade vivida pelos estudantes no bairro de Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco (PE) tendo como objeto da pesquisa o Saneamento Básico. A escolha do Saneamento Básico como objeto para Desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de geografia, foi pensada primeiro pelas características estruturais do bairro e segundo por ser tratar de um tema presente no dia a dia dos estudantes. Busca-se através desse trabalho, propor a prática de metodologias ativas em sala de aula possibilitando a construção de uma educação crítica no ensino da Geografia a partir da realidade dos estudantes. Faz-se também, característica desse trabalho, uma reflexão sobre as contribuições da Geografia para a compreensão da dinâmica espacial que está ao nosso redor, utilizando metodologias que possibilitem uma interação mais agradável entre o objeto estudado e estudante (pesquisador). Apresentaremos ao longo do trabalho algumas breves discussões acerca das mudanças metodológicas, que ocorreram ao longo do tempo no ensino da Geografia escolar, tendo como base dessas mudanças a utilização de temas e problemas sociais que façam parte do cotidiano dos estudantes. Além disso, foi apresentado indicadores e características do bairro que justificou a elaboração da pesquisa como instrumento metodológico para obtenção de resultados. E por fim, apresento os resultados da pesquisa participante realizada pelos estudantes, que contribui para identificar e avaliar os problemas de saneamento básico do bairro, possibilitando os estudantes terem uma visão crítica sobre a situação onde residem, além de experimentarem uma prática de ensino diferente o que caracterizou uma participação ativa nas aulas presenciais e de campo, apresentando o resultado proposto, de melhoria na relação de ensino aprendizagem através de metodologia ativas. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Problemas urbanos | pt_BR |
dc.title | A Pesquisa participante como recurso didático na geografia escolar : uma abordagem sobre o saneamento básico em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes (PE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOARES, José Roberto Henrique Souza de | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6793223266341013 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0331312800452529 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to propose the use of participatory research as a teaching resource for investigating the reality experienced by students in the neighborhood of Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco (PE), with Basic Sanitation as the research object. The choice of Basic Sanitation as the object for the Development of a didactic sequence in the teaching of geography was thought of firstly due to the structural characteristics of the neighborhood and secondly because it deals with a theme present in the daily lives of students. Through this work, we seek to propose the practice of active methodologies in the classroom, enabling the construction of a critical education in the teaching of Geography based on the reality of students. Also, a characteristic of this work, a reflection on the contributions of Geography to the understanding of the spatial dynamics that are around us, using methodologies that allow a more pleasant interaction between the object studied and the student (researcher). We will present throughout the work some brief discussions about the methodological changes that have occurred over time in the teaching of school Geography, based on these changes, the use of social themes and problems that are part of the students' daily lives. In addition, indicators and characteristics of the neighborhood were presented, which justified the development of the research as a methodological instrument for obtaining results. And finally, I present the results of the participatory research carried out by the students, which contributed to identifying and evaluating the basic sanitation problems in the neighborhood, allowing students to have a critical view of the situation where they live, in addition to experiencing a different teaching practice that characterized an active participation in face-to-face and field classes, presenting the proposed result of improving the teaching-learning relationship through active methodologies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3637263240741013 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_PRONTO_ok_assinado.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons