Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58002
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NERY, Tulius Dias | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Valfrido Viegas dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T16:59:41Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T16:59:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Valfrido Viegas dos. Jogo de tabuleiro como alternativa de recurso didático na aprendizagem do ensino de Geografia: na prevenção de risco inundação e deslizamento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58002 | - |
dc.description | 7,33 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos pedagógicos são atividades lúdicas e, quando aplicadas como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem, desenvolvem nos alunos diversas competências, tais como raciocínio, interação social, afeto, motivação e criatividade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi enfatizar a relevância da utilização do jogo de tabuleiro pedagógico como uma ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem da Geografia. Nesse sentido, foram abordados conceitos como relevo (BIGARELLA et al., 2003), vulnerabilidade, suscetibilidade (ZUQUETTE, 2018), inundação, alagamento e deslizamento (COBRADE, 2012). Dessa forma, é relevante salientar que foram trabalhados conceitos relacionados a questões sociais para facilitar a compreensão dos alunos, pois a geomorfologia não se limita apenas ao estudo do relevo de forma estática, mas também analisa os fatores endógenos e exógenos que interferem na sua transformação. Seja por meio de um processo natural ou por ação humana. O jogo Vale do Risco foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e a Escola Estadual Diácono Bontorim de Sousa, como parte do projeto Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais, (Programa Ciência na Escola), chamada MCTIC/CNPq núm. 05/2019. Esse jogo foi criado para ser usado como ferramenta auxiliar didático no ensino e na aprendizagem para prevenir o risco de inundação, alagamento e deslizamentos. Após análises de dados, foram identificadas diversas lacunas no ensino e na aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos relacionados à Geografia Física e à Geografia Social em áreas de risco. Dessa forma, é crucial salientar a relevância de prosseguir com os estudos a respeito deste tema, uma vez que é de extrema importância para a aplicação da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD). | pt_BR |
dc.format.extent | 77p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia física | pt_BR |
dc.subject | Geografia humana | pt_BR |
dc.subject | Geografia de áreas de risco | pt_BR |
dc.subject | Geografia com jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Educação de prevenção de risco | pt_BR |
dc.title | Jogo de tabuleiro como alternativa de recurso didático na aprendizagem do ensino de Geografia : na prevenção de risco inundação e deslizamento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PRIETO, Carla Corrêa | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0610464994136397 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2775245336551586 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Pedagogical games are playful activities and, when applied as an auxiliary tool in teaching and learning, they develop various skills in students, such as reasoning, social interaction, affection, motivation and creativity. Therefore, the objective of this study was to emphasize the relevance of using the educational board game as an auxiliary tool in teaching and learning Geography. In this sense, concepts such as relief (BIGARELLA et al., 2003), vulnerability, susceptibility (ZUQUETTE, 2018), flooding, flooding and landslides (COBRADE, 2012) were addressed. Therefore, it is important to highlight that concepts related to social issues were worked on to facilitate students' understanding, as geomorphology is not limited only to the study of relief in a static way, but also analyzes the endogenous and exogenous factors that interfere in its transformation. Whether through a natural process or human action. The Vale do Risco game was developed by the National Center for Monitoring and Alerting of Natural Disasters (Cemaden), in partnerships with UNIVAP (University of Vale do Paraíba) and the Escola Estadual Deácono Bontorim de Sousa as part of the project Innovative educational technologies to approach interdisciplinary approach to reducing the risk of socio-environmental disasters, (Science at School Program), called MCTIC/CNPq núm. 05/2019. This game was created to be used as a teaching aid in teaching and learning to prevent the risk of flooding, flooding and landslides. After data analysis, several gaps in teaching and student learning were identified in relation to content related to Physical Geography and Social Geography in risk areas. Therefore, it is crucial to highlight the relevance of continuing studies on this topic, as it is extremely important for the application of Education for Risk and Disaster Reduction (ERRD). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1792045212792900 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc para depósito.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons