Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58002

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNERY, Tulius Dias-
dc.contributor.authorSANTOS, Valfrido Viegas dos-
dc.date.accessioned2024-10-11T16:59:41Z-
dc.date.available2024-10-11T16:59:41Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2024-10-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Valfrido Viegas dos. Jogo de tabuleiro como alternativa de recurso didático na aprendizagem do ensino de Geografia: na prevenção de risco inundação e deslizamento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58002-
dc.description7,33pt_BR
dc.description.abstractOs jogos pedagógicos são atividades lúdicas e, quando aplicadas como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem, desenvolvem nos alunos diversas competências, tais como raciocínio, interação social, afeto, motivação e criatividade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi enfatizar a relevância da utilização do jogo de tabuleiro pedagógico como uma ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem da Geografia. Nesse sentido, foram abordados conceitos como relevo (BIGARELLA et al., 2003), vulnerabilidade, suscetibilidade (ZUQUETTE, 2018), inundação, alagamento e deslizamento (COBRADE, 2012). Dessa forma, é relevante salientar que foram trabalhados conceitos relacionados a questões sociais para facilitar a compreensão dos alunos, pois a geomorfologia não se limita apenas ao estudo do relevo de forma estática, mas também analisa os fatores endógenos e exógenos que interferem na sua transformação. Seja por meio de um processo natural ou por ação humana. O jogo Vale do Risco foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e a Escola Estadual Diácono Bontorim de Sousa, como parte do projeto Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais, (Programa Ciência na Escola), chamada MCTIC/CNPq núm. 05/2019. Esse jogo foi criado para ser usado como ferramenta auxiliar didático no ensino e na aprendizagem para prevenir o risco de inundação, alagamento e deslizamentos. Após análises de dados, foram identificadas diversas lacunas no ensino e na aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos relacionados à Geografia Física e à Geografia Social em áreas de risco. Dessa forma, é crucial salientar a relevância de prosseguir com os estudos a respeito deste tema, uma vez que é de extrema importância para a aplicação da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD).pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia físicapt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectGeografia de áreas de riscopt_BR
dc.subjectGeografia com jogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectEducação de prevenção de riscopt_BR
dc.titleJogo de tabuleiro como alternativa de recurso didático na aprendizagem do ensino de Geografia : na prevenção de risco inundação e deslizamentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPRIETO, Carla Corrêa-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0610464994136397pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2775245336551586pt_BR
dc.description.abstractxPedagogical games are playful activities and, when applied as an auxiliary tool in teaching and learning, they develop various skills in students, such as reasoning, social interaction, affection, motivation and creativity. Therefore, the objective of this study was to emphasize the relevance of using the educational board game as an auxiliary tool in teaching and learning Geography. In this sense, concepts such as relief (BIGARELLA et al., 2003), vulnerability, susceptibility (ZUQUETTE, 2018), flooding, flooding and landslides (COBRADE, 2012) were addressed. Therefore, it is important to highlight that concepts related to social issues were worked on to facilitate students' understanding, as geomorphology is not limited only to the study of relief in a static way, but also analyzes the endogenous and exogenous factors that interfere in its transformation. Whether through a natural process or human action. The Vale do Risco game was developed by the National Center for Monitoring and Alerting of Natural Disasters (Cemaden), in partnerships with UNIVAP (University of Vale do Paraíba) and the Escola Estadual Deácono Bontorim de Sousa as part of the project Innovative educational technologies to approach interdisciplinary approach to reducing the risk of socio-environmental disasters, (Science at School Program), called MCTIC/CNPq núm. 05/2019. This game was created to be used as a teaching aid in teaching and learning to prevent the risk of flooding, flooding and landslides. After data analysis, several gaps in teaching and student learning were identified in relation to content related to Physical Geography and Social Geography in risk areas. Therefore, it is crucial to highlight the relevance of continuing studies on this topic, as it is extremely important for the application of Education for Risk and Disaster Reduction (ERRD).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1792045212792900pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tcc para depósito.pdf2,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons