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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58018

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Título: Possibilidades de avaliação no novo ensino médio em história no currículo de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Jailton José da Silva
Palavras-chave: ensino de história; avaliação escolar; currículo; formação de professores
Data do documento: 28-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Jailton José da. Possibilidades de avaliação no novo ensino médio em história no currículo de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Lei n.o 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que instituiu o Novo Ensino Médio, promoveu a criação de uma Base Nacional Comum Curricular para esta etapa de ensino e a reorganização dos currículos estaduais. No estado de Pernambuco, o Currículo do Ensino Médio foi homologado pelo Parecer CEE/PE N.o 007/2021-CEE. Este cenário de mudança modifica os tempos e as formas de ensino, mas a temática da avaliação mantém a mesma estrutura consagrada em currículos anteriores. Aparentemente, há um silenciamento sobre esta pauta, apesar das modificações educacionais propostas no Novo Ensino Médio que agrupa os saberes escolares em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Questiona-se como o ensino de história passa a ocorrer neste novo contexto e como as práticas de avaliação sofrem interferência neste novo modelo de organização da prática de ensino de história. É diante deste saber fragmentado que se analisam os documentos educacionais e, pela proposta da pesquisa-ação, procura-se fazer uma melhor compreensão do ensino de história neste contexto. Ao nível local, a Instrução Normativa N.o 04/2014 orienta as formas de realização da avaliação escolar na Rede Estadual. Ao analisar o currículo, depara-se com várias possibilidades de ensino de história e seus desafios, ao mesmo tempo, é importante formar o docente na perspectiva de saber lidar com os instrumentos normativos, mas ainda com foco no ensino de história mais apropriado para esta etapa da educação básica. A valorização do componente curricular história e de suas variantes neste novo formato de currículo é imprescindível para superar o sufocamento que os estudos desta área vêm sofrendo nos últimos anos e promover nas juventudes uma formação capaz de refletir sobre si e a coletividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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