Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58024

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Josimar Jorge Ventura de-
dc.contributor.authorCUNHA, Nehemias Fernandes da-
dc.date.accessioned2024-10-14T13:40:17Z-
dc.date.available2024-10-14T13:40:17Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationCUNHA, Nehemias Fernandes da. O guitarrista e sua formação para o mercado de bailes do Recife: possibilidades e barreiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58024-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo principal investigar quais atributos o guitarrista necessita ter/desenvolver para sua inserção no mercado de bailes do Recife, trazendo com isso a reflexão crítica dos processos que levam este profissional a alcançar inclusão no mercado de trabalho na cena local de bandas de baile, através da sua entrada no circuito dos músicos profissionais recifenses. Além disso, buscou evidenciar como se processam as atividades informais dos guitarristas considerando que a maior parte de suas atuações estão ligadas as mesmas, os espaços de atuação profissional, as exigências impostas pelo mercado de bailes da capital pernambucana, as relações comerciais do guitarrista para elucidar questões contratuais, etc. Também foram identificadas e analisadas as diversas formações dos guitarristas, através das respostas e relatos de dez profissionais por meio de entrevistas semiestruturadas. Desse modo, apontamos as vídeo aulas, aprendizagem com amigos e outros processos de aquisição do conhecimento por enculturação, assim como as instituições formais e informais inclusive as religiosas que, de acordo com as respostas coletadas, têm grande participação na formação de um grande número de guitarristas que chegam a atuar na cena dos bailes desta cidade. Ademais, foram apresentados, nas considerações finais, os resultados desta pesquisa que, certamente, elucidou temas da maior importância para os guitarristas que desejam se inserir no mercado de bailes da cidade do Recife.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercado Musicalpt_BR
dc.subjectGuitarrapt_BR
dc.subjectAtividades informaispt_BR
dc.subjectBandas de Bailept_BR
dc.subjectRelações Trabalhistaspt_BR
dc.titleO guitarrista e sua formação para o mercado de bailes do Recife : possibilidades e barreiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5924928912488562pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863742227544521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this work was to investigate which attributes the guitarist needs to have/develop in order to enter the Recife dance market, bringing with it a critical reflection on the processes that lead this professional to achieve inclusion in the job market in the local band scene. dance, through his entry into the circuit of Recife's professional musicians. Furthermore, it sought to highlight how the informal activities of guitarists are processed considering that most of their activities are linked to the same, the spaces of professional performance, the demands imposed by the dance market in the capital of Pernambuco, the guitarist's commercial relationships to elucidate contractual issues etc. The different backgrounds of guitarists were also identified and analyzed through the responses and reports of ten professionals through semi-structured interviews. In this way, we point out video classes, learning with friends and other processes of acquiring knowledge through enculturation, as well as formal and informal institutions, including religious ones, which, according to the responses collected, have a great participation in the formation of many guitarists who come to play in the city's dance scene. Furthermore, the results of this research were presented in the final considerations, which certainly elucidated topics of the greatest importance for guitarists who wish to enter the dance market in the city of Recife.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nehemias Fernandes da Cunha.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons