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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58035

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Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ESTADUAIS DE ARTE NO RECIFE
Autor(es): CASTILHO, Davi Ascendino
Palavras-chave: artes visuais; formação inicial de professores; ensino das artes; políticas educacionais; legislação educacional
Data do documento: 20-Set-2024
Citação: CASTILHO, Davi Ascendino. FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ESTADUAIS DE ARTE NO RECIFE. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste trabalho busquei analisar dados, relativos ao período de agosto de 2021 a julho de 2022, acerca da formação inicial dos professores que ministram o componente Arte nas escolas estaduais de Pernambuco que estão localizadas geograficamente no município do Recife. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa e de caráter exploratório, onde foi utilizado o procedimento metodológico de análise de dados. Os dados foram coletados em duas Gerências Regionais de Educação (GRE): a GRE Recife Norte e a GRE Recife Sul. A análise mostrou que apenas 6% dos docentes que ministravam Arte possuíam formação específica e adequada em Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro. Isso revelou a baixa quantidade de adequação da formação docente para o componente Arte nas escolas estaduais no Recife e o alto nível de desvio de função docente para suprir a demanda desse componente obrigatório. Entendemos, com base nos resultados, que garantir que o componente Arte seja ministrado apenas por docentes com formação específica e adequada é uma das principais formas de garantir a qualidade e a profundidade desse componente na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58035
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

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