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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58067
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | WILLMERSDORF, Ramiro Brito | - |
dc.contributor.author | SILVA, Kenenton Kenedy Fabricio da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T15:07:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T15:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kenenton Kenedy Fabricio da. Desenvolvimento das rodas do conjunto de trem de pouso de um aerodesign utilizando técnica de otimização topológica. 2024. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58067 | - |
dc.description.abstract | A competição SAE BRASIL AeroDesign é um evento anual que reúne equipes de estudantes universitários, visando promover a troca de técnicas e conhecimentos em engenharia aeronáutica através do desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) de pequeno porte. Essas aeronaves possuem os principais componentes de aeronaves comerciais. Entre esses componentes, o trem de pouso destaca-se como crítico, pois aproximadamente 55% das falhas em aeronaves ocorrem durante as fases de pouso e decolagem. O correto dimensionamento desse conjunto é crucial para garantir um nível adequado de segurança e desempenho, sem a adição excessiva de peso à aeronave. Por isso, a utilização de ferramentas de simulação numérica é essencial, permitindo obter estimativas do comportamento de componentes estruturais por meio de modelagem física. Em 2022, a equipe Mandacaru AeroDesign da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participou da 24ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, apresentando um projeto de aeronave equipada com um trem de pouso triciclo composto por rodas de liga de alumínio. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento otimizado das rodas do conjunto de trem de pouso de uma AeroDesign. A abordagem envolve a aplicação do método de elementos finitos em conjunto com a técnica de otimização topológica, visando garantir um desempenho eficiente da aeronave por meio de componentes leves e seguros. Como resultado, obteve-se uma geometria otimizada com massa reduzida para as rodas do trem de pouso principal, com 17,12 g (uma redução de 57,80%) e para as rodas do trem de pouso frontal, com 10,82 g (uma redução de 73,26%). Esses resultados refletem uma melhoria significativa em relação ao projeto utilizado pela equipe em 2022, representando uma contribuição importante para o desempenho global da aeronave. Além da redução de peso, os componentes otimizados mantêm o nível de segurança e confiabilidade exigido para suportar as operações de pouso e decolagem, validando a eficácia da metodologia aplicada. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Otimização topológica | pt_BR |
dc.subject | Simulação estrutural | pt_BR |
dc.subject | Elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Trem de pouso aeronáutico | pt_BR |
dc.subject | AeroDesign | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento das rodas do conjunto de trem de pouso de um aerodesign utilizando técnica de otimização topológica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8618449784189119 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8965627710203749 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The SAE BRASIL AeroDesign competition is an annual event that brings together university student teams to promote the exchange of techniques and knowledge in aeronautical engineering through the development of small Unmanned Aerial Vehicles (UAVs). These aircraft include the main components of commercial airplanes, with the landing gear standing out as critical, since approximately 55% of aircraft failures occurduring landing and takeoff phases. Proper design of this system is crucial to ensure an adequate level of safety and performance without adding excessive weight to the aircraft. Therefore, the use of numerical simulation tools is essential, as they allow for estimates of structural component behavior through physical modeling. In 2022, the Mandacaru AeroDesign team from the Federal University of Pernambuco (UFPE) participated in the 24th SAE BRASIL AeroDesign Competition, presenting an aircraft project equipped with a tricycle landing gear composed of aluminum alloy wheels. In this context, this work proposes the optimized development of the wheels for an AeroDesign landing gear system. The approach involves applying the finite element method together with the topology optimization technique to ensure efficient aircraft performance through lightweight and safe components. As a result, an optimized geometry with reduced mass was obtained for the main landing gear wheels, weighing 17.12 g (a 57.80% reduction), and for the nose landing gear wheels, weighing 10.82 g (a 73.26% reduction). These results represent a significant improvement over the design used by the team in 2022, making a valuable contribution to the overall performance of the aircraft. In addition to weight reduction, the optimized components maintain the necessary level of safety and reliability to withstand landing and takeoff operations, validating the effectiveness of the applied methodology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Kenenton Kenedy Fabricio da Silva.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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