Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58107

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIQUEIRA, Elton Bruno Soares de-
dc.contributor.authorFRUTUOSO, Cássia Vilma Soares-
dc.date.accessioned2024-10-21T12:30:40Z-
dc.date.available2024-10-21T12:30:40Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationFRUTUOSO, Cássia Vilma Soares. Condições de permanência dos/as estudantes negros/as ingressantes na UFPE por cotas sociais em tempos de crise. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58107-
dc.description.abstractAs políticas de cotas implementadas por meio da Lei no 12.711/12 proporcionou, gradualmente, mudanças no perfil socioeconômico dos/as discentes do ensino superior e encheu de cores as universidades públicas federais brasileiras. A inserção de estudantes cotistas trouxe ao cenário acadêmico as diversas expressões das desigualdades sociais, assim como significou aumento na demanda da Política de Assistência Estudantil, responsável em promover ações voltadas para a permanência dos/as graduandos/as em situação de vulnerabilidade social. Essas duas políticas têm se configurado em relevantes instrumentos de inserção da população indesejada nos cursos de graduação. No entanto, o contexto de crise política e econômica, em 2020, agravada pela pandemia em decorrência da COVI-19, acirrou as fragilidades do desenvolvimento da política de permanência. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as condições socioeconômicas e acadêmicas dos/as cotistas sociais negros/as, ingressantes na UFPE em 2020, que requereram a política da assistência estudantil, a fim de averiguar a sua permanência na universidade, nesse contexto de crise política, econômica e sanitária no Brasil. A abordagem proposta é de natureza qualitativa, valendo-se do método crítico-dialético, por compreender que todas as situações identificadas precisam ser consideradas a partir de determinantes históricos dinâmicos e carregados de significados. Como perspectiva teórica adotamos os estudos decoloniais que contribuíram para compreender a história e a luta da população negra pela igualdade de acesso à educação superior e à promoção dos direitos humanos. Assim, na busca da construção da realidade amplamente compreendida, utilizamos duas categorias fundamentais que contribuíram para explicar as relações econômicas, políticas e sociais contemporâneas: o capitalismo e a luta de classes. Para execução da pesquisa, utilizamos como principal estratégia de coleta dados os formulários de inscrição inseridos no SIGA/UFPE dos editais, suspensos, do Programa de Moradia Estudantil e da Assistência Estudantil e a aplicação do questionário digital por meio do google forms. Como resultado verificamos que as ações da assistência estudantil na UFPE voltadas para a promoção do direito sob a perspectiva universalista, acabam desconsiderando as múltiplas expressões da questão racial que atravessam a desigual condição material de negros/as para permanecer na universidade. Isso implica nas suas formas de organização assentadas no mito da democracia racial que só contribuem para a perpetuação do racismo institucionalizado e de uma assistência minimalista, sobretudo, para os/as negros/as recém ingressantes na graduação no contexto da fase aguda da crise. Defendemos a assistência estudantil como um potente instrumento para a promoção da permanência no ensino superior, assim como acreditamos que a superação das desigualdades, seja ela social, racial, sexual, de gênero, etnia ou religiosa, precisa acontecer por meio de políticas alicerçadas pela compreensão e valorização da pluralidade que compõe nossa sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNegro/apt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPolítica de Cotaspt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.titleCondições de permanência dos/as estudantes negros/as ingressantes na UFPE por cotas sociais em tempos de crisept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCLEMENTE, Flávia da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0344846589617489pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9873616369915131pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe quota policies implemented through Law No. 12.711/12 gradually brought about changes in the socioeconomic profile of students in higher education and filled Brazil's federal public universities with color. The inclusion of quota students has brought the various expressions of social inequalities to the academic scene, as well as increasing the demand for the Student Assistance Policy, which is responsible for promoting actions aimed at ensuring the permanence of undergraduates in situations of social vulnerability. These two policies have become important instruments for getting the unwanted population into undergraduate courses. However, the context of the political and economic crisis in 2020, aggravated by the COVID-19 pandemic, has exacerbated the weaknesses in the development of the retention policy. The aim of this study is to analyze the socio-economic and academic conditions of black quota students who entered UFPE in 2020 and applied for the student assistance policy, in order to ascertain their permanence at university in this context of political, economic and health crisis in Brazil. The proposed approach is qualitative in nature, using the critical-dialectical method, as we understand that all the situations identified need to be considered based on dynamic historical determinants and loaded with meanings. From a theoretical perspective, we adopted decolonial studies, which have contributed to understanding the history and struggle of the black population for equal access to higher education and the promotion of human rights. Thus, in the quest to construct a broadly understood reality, we used two fundamental categories that have helped to explain contemporary economic, political and social relations: capitalism and the class struggle. In order to carry out the research, we used as our main data collection strategy the registration forms inserted into SIGA/UFPE for the suspended calls for proposals for the Student Housing Program and Student Assistance, and the application of a digital questionnaire using google forms. As a result, we found that the actions of student assistance at UFPE, aimed at promoting the right from a universalist perspective, end up disregarding the multiple expressions of the racial issue that cut across the unequal material condition of black people to remain at university. This implies that their forms of organization are based on the myth of racial democracy, which only contributes to the perpetuation of institutionalized racism and minimalist assistance, especially for black students who have recently entered university in the context of the acute phase of the crisis. We defend student assistance as a powerful instrument for promoting permanence in higher education, just as we believe that overcoming inequalities, whether social, racial, sexual, gender, ethnic or religious, needs to happen through policies based on understanding and valuing the difference and diversity that make up our society.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3845365828533014pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cássia Vilma Soares Frutuoso.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons