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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58126
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | VITORINO, Gabriel Bernardino | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T17:09:01Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T17:09:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-15 | - |
dc.identifier.citation | VITORINO, Gabriel Bernardino. Discursos de Estudantes egressos monodissidentes sobre bissexualidades em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2024. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58126 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa focou na condensação de sentido de estudantes egressos da educação básica sobre a bissexualidade no agreste de Pernambuco por meio de enunciados, posições de sujeitos e das relações de poder sobre a monodissidência. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando a análise do discurso de inspiração foucaultiana e a entrevista semiestruturada. Teve como objetivo geral: compreender como estudantes egressos monodissidentes materializam e ou materializaram discursos sobre seu processo de descoberta da bissexualidade em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Como resultados das análises dos discursos dos estudantes egressos entrevistados, verificou-se que eles vivenciaram sua sexualidade atravessados por discursos que (re)produziam uma inteligibilidade binaria heterossexual-homossexual, compulsória que os forçavam a assujeitar-se à certas posições de sujeito que perpetuava a discriminação e ou o apagamento de vivências monodissidentes. Também, contatou-se que o ambiente escolar foi negligente, hostil e omisso na garantia do caráter plural e democrático escolar. Assim, ao mesmo tempo em que (re)produzia violências, exclusões, silenciamentos, invisibilidades (co)operou na condensação de sentidos, via discursos que naturalizavam a bifobia como corriqueira em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bissexualidade | pt_BR |
dc.subject | Bifobia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Análise de discurso foucaultiana | pt_BR |
dc.subject | Posição de sujeito | pt_BR |
dc.title | Discursos de estudantes egressos monodissidentes sobre bissexualidades em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7017962398886941 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Gabriel Bernardino Vitorino.pdf | 781,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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