Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58126

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorVITORINO, Gabriel Bernardino-
dc.date.accessioned2024-10-21T17:09:01Z-
dc.date.available2024-10-21T17:09:01Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2024-10-15-
dc.identifier.citationVITORINO, Gabriel Bernardino. Discursos de Estudantes egressos monodissidentes sobre bissexualidades em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2024. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58126-
dc.description.abstractA pesquisa focou na condensação de sentido de estudantes egressos da educação básica sobre a bissexualidade no agreste de Pernambuco por meio de enunciados, posições de sujeitos e das relações de poder sobre a monodissidência. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando a análise do discurso de inspiração foucaultiana e a entrevista semiestruturada. Teve como objetivo geral: compreender como estudantes egressos monodissidentes materializam e ou materializaram discursos sobre seu processo de descoberta da bissexualidade em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Como resultados das análises dos discursos dos estudantes egressos entrevistados, verificou-se que eles vivenciaram sua sexualidade atravessados por discursos que (re)produziam uma inteligibilidade binaria heterossexual-homossexual, compulsória que os forçavam a assujeitar-se à certas posições de sujeito que perpetuava a discriminação e ou o apagamento de vivências monodissidentes. Também, contatou-se que o ambiente escolar foi negligente, hostil e omisso na garantia do caráter plural e democrático escolar. Assim, ao mesmo tempo em que (re)produzia violências, exclusões, silenciamentos, invisibilidades (co)operou na condensação de sentidos, via discursos que naturalizavam a bifobia como corriqueira em seu cotidiano.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBissexualidadept_BR
dc.subjectBifobiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de discurso foucaultianapt_BR
dc.subjectPosição de sujeitopt_BR
dc.titleDiscursos de estudantes egressos monodissidentes sobre bissexualidades em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7017962398886941pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriel Bernardino Vitorino.pdf781,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons