Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Alex Sandro-
dc.contributor.authorMenezes, Daniel Carriço de Lima-
dc.date.accessioned2024-10-23T14:32:12Z-
dc.date.available2024-10-23T14:32:12Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-10-14-
dc.identifier.citationMENEZES, Daniel Carriço de Lima. O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento do consumo de mídias digitais nos hábitos de leitura entre crianças e adolescentes e suas consequências para o desenvolvimento cognitivo e social. Com o avanço da tecnologia, a leitura tradicional tem sido substituída por formas fragmentadas e superficiais de consumo de conteúdo, resultando em desafios significativos para a educação e o desenvolvimento infantil. O estudo aborda, por meio de revisão bibliográfica, os efeitos do uso de mídias digitais no comportamento infantil, explorando questões como multitarefa, superficialidade cognitiva e a transição para um aprendizado digital. Além disso, são discutidos o papel dos softwares educativos na promoção da leitura e os exemplos de políticas públicas que têm obtido sucesso no incentivo à leitura. Por fim, o trabalho levanta questões que podem orientar estudos futuros sobre a necessidade de equilibrar o uso de tecnologias digitais com a preservação da leitura profunda e do desenvolvimento de habilidades críticas.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectJovens e adolecentespt_BR
dc.subjectPoliticas públicaspt_BR
dc.titleO Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Claudia Roberta de Araújo-
dc.contributor.authorLatteslattes.cnpq.br/2460332135860115pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the impact of increased digital media consumption on reading habits among children and adolescents and its consequences for cognitive and social development. With the advancement of technology, traditional reading has been replaced by fragmented and superficial forms of content consumption, resulting in significant challenges for education and child development. Through a literature review, the study explores the effects of digital media on children's behavior, addressing issues such as multitasking, cognitive superficiality, and the transition to digital learning. Additionally, it discusses the role of educational software in promoting reading and highlights examples of successful public policies that encourage literacy. Finally, the research raises questions that can guide future studies on the need to balance the use of digital technologies with the preservation of deep reading and the development of critical skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttps://lattes.cnpq.br/6120322185504988pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Daniel Carriço de Lima Menezes.pdf445,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons