Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58233

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCornélio, Márcio Lopes-
dc.contributor.authorMoreira, Mayara Cavalcanti de Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-10-23T19:59:00Z-
dc.date.available2024-10-23T19:59:00Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.date.submitted2024-10-15-
dc.identifier.citationMOREIRA, Mayara Cavalcanti de Albuquerque. Visualizações dos indicadores de fluxo a partir dos microdados do Censo da Educação Superior. 2024 Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58233-
dc.description.abstractTodo ano o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza os dados relativos à educação do País. Com base no conjunto de microdados fornecidos pelo INEP, este trabalho tem como objetivo fornecer uma visualização dos microdados do censo do Ensino Superior para facilitar o acompanhamento de qualquer curso superior por pessoas que tenham interesse no assunto ou que estejam envolvidas em tomadas de decisão sobre cursos de graduação. As visualizações foram criadas utilizando ferramentas de código aberto para que possam ser reproduzidas. A partir dos microdados, foram construídas visualizações comparativas entre os cursos de graduação do Centro de Informática ou CIn (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e os mesmos cursos de outras instituições com os melhores resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicrodadospt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectINEPpt_BR
dc.titleVisualizações dos indicadores de fluxo a partir dos microdados do Censo da Educação Superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3776948564582273pt_BR
dc.description.abstractxEvery year, the Federal Government, through the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), releases data related to Brazil's education. Based on the set of microdata provided by INEP, this work aims to provide a visualization of Higher Education census microdata to facilitate monitoring of any undergraduate course by individuals interested in the subject or involved in decisionmaking regarding undergraduate courses. The visualizations were created using opensource tools so that they can be reproduced. Using the microdata, comparative visualizations were built between undergraduate courses at the Centro de Informática or CIn (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) and the same courses at other institutions with the best results in the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mayara Cavalcanti de Albuquerque Moreira.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons