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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58247

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCalegario, Filipe Carlos de Albuquerque-
dc.contributor.authorCarneiro, Victória Luisi Souza-
dc.date.accessioned2024-10-24T12:06:19Z-
dc.date.available2024-10-24T12:06:19Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.date.submitted2024-10-18-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Victória. IA generativa no RPG de mesa: uma abordagem para criar elementos narrativos de forma eficiente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58247-
dc.description.abstractRole-Playing Game de mesa, ou RPG de mesa, é um jogo em que os participantes interpretam personagens em um mundo fictício, guiados por um mestre, ou Dungeon Master (DM). Esse jogo enfatiza a colaboração, criatividade e imaginação e tem sido uma forma de entretenimento desde os anos 70. No entanto, a criação de narrativas complexas pode ser um desafio, especialmente para jogadores e mestres menos experientes e criativos. Com os avanços recentes na inteligência artificial (IA), especialmente na IA generativa e nos Large Language Models (LLMs), como o GPT-3 da OpenAI, surgem novas oportunidades para potencializar a criação de conteúdo em RPGs de mesa. Esses modelos são capazes de gerar linguagem natural e outros tipos de conteúdo, tornando-se ferramentas muito úteis para a criação de narrativas. Este trabalho visa explorar os benefícios de uma plataforma que utiliza IA generativa para ajudar jogadores e mestres de RPG de mesa na criação e desenvolvimento de suas campanhas. A pesquisa busca responder se é possível desenvolver tal plataforma e como ela pode ser aprimorada com base no feedback dos usuários para garantir a geração de resultados criativos e satisfatórios.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRole-Playing Game de mesapt_BR
dc.subjectRPG de mesapt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectLarge Language Modelspt_BR
dc.titleIA generativa no RPG de mesa: uma abordagem para criar elementos narrativos de forma eficientept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7709859860474826pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

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