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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58256

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorSANTOS, Matheus Henrique Ramos dos-
dc.date.accessioned2024-10-24T17:44:37Z-
dc.date.available2024-10-24T17:44:37Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.date.submitted2024-10-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Henrique Ramos dos. Elaboração de animações 3D para o ensino da divisão celular na Educação Básica. 2024. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58256-
dc.description.abstractO ensino de biologia desempenha um papel essencial na formação de indivíduos que compreendam os princípios da vida e a complexidade dos sistemas naturais. No entanto, a diversidade de conteúdos pode tornar o processo de ensino-aprendizagem desafiador, especialmente em temas que exigem maior abstração, como a divisão celular. Para enfrentar esse desafio, o uso de animações se destaca como uma estratégia eficaz, facilitando a visualização de processos complexos e promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo. Especificamente no ensino da divisão celular, tema abordado no 1º ano do Ensino Médio, animações didáticas podem tornar as fases da mitose e meiose mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes. Este projeto, portanto, visa à produção de duas animações em 3D que ilustrem didaticamente esses processos para estudantes de biologia do Ensino Médio. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva e experimental, começando com uma revisão sistemática da literatura para identificar como os conteúdos sobre divisão celular podem ser organizados em animações 3D. Em seguida, foram analisados livros didáticos do Ensino Médio para garantir a adequação das animações ao nível de ensino, além de uma investigação sobre animações existentes no YouTube, que orientaram a criação de um storyboard detalhado. A produção das animações seguiu rigorosamente esse storyboard, incorporando informações complementares sobre as etapas da divisão celular. A revisão da literatura identificou 15 estudos relevantes, dos quais 3 foram selecionados por abordarem conteúdos relacionados à área da genética e/ou ao uso de recursos audiovisuais. A análise dos livros didáticos levou à escolha de 5 obras presentes no edital do PNLD 2021, onde foi observada, de maneira geral, uma abordagem superficial do tema, apesar de sua contextualização relevante. A análise de 23 animações em 3D no YouTube resultou na seleção de 8 vídeos que eram fiéis às descrições dos livros didáticos, embora tenham sido detectados erros conceituais recorrentes. No final, com o uso do software Blender, foram desenvolvidas duas animações, uma sobre mitose e outra sobre meiose, destinadas a apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, a pesquisa demonstra que animações em 3D têm um alto potencial no ensino da divisão celular, mas sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa e reflexiva por parte dos educadores. Há expectativa de que futuras pesquisas possam otimizar o uso dessas ferramentas para melhorar a compreensão dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent48 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimação 3Dpt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectMitosept_BR
dc.subjectMeiosept_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleElaboração de animações 3D para o ensino da divisão celular na Educação Básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Aleson Aparecido da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6040203106367361pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of biology plays a crucial role in shaping individuals who understand the principles of life and the complexity of natural systems. However, the diversity of content can make the teaching and learning process challenging, particularly in topics that require greater abstraction, such as cell division. To address this challenge, the use of animations stands out as an effective strategy, facilitating the visualization of complex processes and promoting a more dynamic and interactive learning environment. Specifically, in the teaching of cell division, a topic covered in the first year of high school, educational animations can make the phases of mitosis and meiosis more accessible and comprehensible for students. This project, therefore, aims to produce two 3D animations that illustrate these processes in a didactic manner for high school biology students. The research followed a qualitative, descriptive, and experimental approach, beginning with a systematic literature review to identify how cell division content can be organized in 3D animations. Following this, high school textbooks were analyzed to ensure the animations appropriateness for the education level, and an investigation of existing animations on YouTube guided the creation of a detailed storyboard. The production of the animations strictly followed this storyboard, incorporating complementary information about the stages of cell division. The literature review identified 15 relevant studies, of which 3 were selected for addressing content related to genetics and/or the use of audiovisual resources. The analysis of high school textbooks led to the selection of 5 works listed in the PNLD 2021, where a generally superficial approach to the topic was observed, despite relevant contextualization. The analysis of 23 3D animations on YouTube resulted in the selection of 8 videos that closely followed the textbook descriptions, although recurrent conceptual errors were detected. In the end, using Blender software, two animations were developed, one on mitosis and the other on meiosis, aimed at supporting the teaching and learning process. Finally, the research demonstrates that 3D animations hold great potential in teaching cell division, but their effectiveness depends on careful and reflective implementation by educators. It is anticipated that future research will optimize the use of these tools to enhance students' understanding.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7335053376015224pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-7370-6054pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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