Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58257
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARREIROS BALIEIRO, Andson | - |
dc.contributor.author | SILVA, Filipe Samuel da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T18:16:19Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T18:16:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Filipe Samuel da. Otimização de trajetória de nós MEC-UAVs voltados para processamento computacional em redes 5G. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58257 | - |
dc.description.abstract | O offloading de tarefas computacionais é um recurso promissor para as redes móveis 5G, que possuem uma variedade de aplicações e serviços que demandam diferentes níveis de capaci- dade dos dispositivos. Ele se utiliza de infraestruturas de computação na borda da rede para processar as requisições de usuários de dispositivos móveis, que particionam e paralelizam o processamento das aplicações. Dessa forma, garante-se a economia de recursos de energia dos usuários e uma maior capacidade de processamento. Contudo, as infraestruturas tradicionais de computação na borda multi-acesso (MEC) possuem limitações em cenários dinâmicos e apresentam um alto custo de implementação. Por isso, tem sido considerado o uso de nós de computação na rede através de veículos aéreos não tripulados (UAVs). Porém, existem desafios quanto à habilitação de sistemas de computação na borda via UAVs. Como os UAVs são dispositivos orientados a bateria, é necessário otimizar a movimentação deles a fim de evitar descarregamento precoce e assim estender a sua autonomia antes da recarga. Neste sentido, este trabalho apresenta uma solução baseada em aprendizagem por reforço para o problema de otimização de trajetória do MEC-UAV que fornece o serviço de processamento de tarefas aos usuários. A solução foi avaliada em termos de custo de energia, atraso e capacidade de processamento em comparação a outras soluções da literatura. Os Resultados mostraram que a solução proposta obteve taxa de atendimento superior quando comparada a solução baseada em MLP e uma maior porcentagem de tarefas respondidas comparada a política de movimentação por agrupamento de usuários. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Computação na borda multi acesso | pt_BR |
dc.subject | Descarregamento Computacional | pt_BR |
dc.subject | Veículo aéreo não tripulado | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado por Reforço | pt_BR |
dc.subject | Otimização de trajetória do UAV | pt_BR |
dc.title | Otimização de trajetória de nós MEC-UAVs voltados para processamento computacional em redes 5G | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9825617657358787 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Offloading of computational tasks is a promising resource for 5G mobile networks, which have a variety of applications and services that demand different levels of device capacity. It uses computing infrastructures at the edge of the network to process requests from mobile device users, which partition and parallelize the processing of applications. In this way, energy re- source savings for users and greater processing capacity are guaranteed. However, traditional multi-access edge computing (MEC) infrastructures have limitations in dynamic scenarios and are expensive to implement. Therefore, the use of computing nodes in the network through un- manned aerial vehicles (UAVs) has been considered. However, there are challenges in enabling edge computing systems via UAVs. Since UAVs are battery-driven devices, it is necessary to op- timize their movement in order to avoid premature discharge and thus extend their autonomy before recharging. In this sense, this work presents a solution based on reinforcement learning for the trajectory optimization problem of the MEC-UAV that provides the task processing service to users. The solution was evaluated in terms of energy cost, delay and processing capacity compared to other solutions in the literature. The results showed that the proposed solution obtained a higher service rate when compared to the MLP-based solution and a higher percentage of answered tasks compared to the movement policy based on user grouping. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | - |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Filipe Samuel da Silva.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons