Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58283

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Daniela Eugênia Moura de-
dc.contributor.authorXavier, Erica de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-25T15:42:23Z-
dc.date.available2024-10-25T15:42:23Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-10-20-
dc.identifier.citationXAVIER, Erica de Oliveira. Acesso e inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista nas bibliotecas escolares da região metropolitana do Recife: sob a ótica das narrativas maternas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58283-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurobiológica complexa que impacta o desenvolvimento da comunicação, das interações sociais e do comportamento de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Apesar dos avanços na compreensão e aceitação da condição, ainda existem grandes barreiras, especialmente no que se refere ao acesso e à inclusão de crianças com o transtorno em espaços sociais, educacionais e culturais, como as bibliotecas, sobretudo, escolares. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar o acesso e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista nas bibliotecas escolares da Região Metropolitana do Recife, sob a ótica das narrativas maternas. Acerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e meios bibliográficos. Para a coleta de dados, utilizou-se o método de entrevistas semiestruturadas com duas mães de crianças autistas, sendo uma matriculada em escola privada e a outra na pública. A análise de dados foi realizada por meio da análise pragmática da linguagem, no qual possibilitou a construção de estratégias e recursos para promover maior inclusão e participação das crianças com autismo nas bibliotecas escolares. Como resultado, foram identificados os principais desafios enfrentados pelas mães na inclusão de seus filhos autistas nas bibliotecas escolares, analisando suas percepções sobre a adequação dos recursos e serviços oferecidos. As entrevistas destacaram a disparidade entre as bibliotecas de escola pública e privada. Enquanto a biblioteca de escola privada tende a ser mais acolhedora e adequada às necessidades dessas crianças, com recursos e profissionais capacitados, a escola pública enfrenta uma série de resistências. Dentre os entraves estão a ausência de profissionais capacitados para atender crianças com autismo, o desconhecimento das mães sobre as atividades propostas pela biblioteca das escolas, dificuldades estruturais nas bibliotecas escolares, como espaços inadequados e ausência de recursos adaptados. Conclui-se que as narrativas maternas expõem a relevância de políticas públicas que promovam a implementação e melhoria das bibliotecas escolares, especialmente nas escolas públicas, garantindo que elas funcionem como verdadeiros espaços de inclusão e aprendizagem. Para criar ambientes que incentivem o prazer pela leitura e a interação social, adaptados às necessidades dessas crianças, é fundamental garantir uma educação mais inclusiva e equitativa.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectautismopt_BR
dc.subjectmães atípicaspt_BR
dc.subjectbiblioteca inclusivapt_BR
dc.titleAcesso e inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista nas bibliotecas escolares da região metropolitana do Recife: sob a ótica das narrativas maternaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7783365186076795pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5755649500317881pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder is a complex neurobiological condition that impacts the development of communication, social interactions and behavior of countless people around the world. Despite advances in understanding and acceptance of the condition, there are still major barriers, especially with regard to access and inclusion of children with the disorder in social, educational and cultural spaces, such as libraries, especially school libraries. The aim of this research is to investigate the access and inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in school libraries in the Metropolitan Region of Recife, from the perspective of maternal narratives. In terms of methodological procedures, this is an exploratory, qualitative study using bibliographic means. Data was collected using semi-structured interviews with two mothers of autistic children, one enrolled in a private school and the other in a public school. The data was analyzed using pragmatic language analysis, which enabled the construction of strategies and resources to promote greater inclusion and participation of children with autism in school libraries. As a result, the main challenges faced by mothers in including their autistic children in school libraries were identified, analyzing their perceptions of the adequacy of the resources and services offered. The interviews highlighted the disparity between public and private school libraries. While private school libraries tend to be more welcoming and suited to the needs of these children, with resources and trained professionals, public schools face a series of obstacles. Among the obstacles are the lack of trained professionals to assist children with autism, mothers' lack of knowledge about the activities proposed by the school library, structural difficulties in school libraries, such as inadequate spaces and lack of adapted resources. It can be concluded that the mothers' narratives expose the relevance of public policies that promote the implementation and improvement of school libraries, especially in public schools, ensuring that they function as true spaces for inclusion and learning. In order to create environments that encourage the pleasure of reading and social interaction, adapted to the needs of these children, it is essential to guarantee a more inclusive and equitable education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ERICA DE OLIVEIRA XAVIER.pdf
  Item embargado até 2025-10-21
2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons