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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58309

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Título: Explorando a hereditariedade: livro paradidático para as aulas de genética no ensino médio
Autor(es): SILVA, Polyane Maria da
Palavras-chave: Educação; Ensino de biologia; Conceitos de genética; Meiose; Recurso paradidático
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: SILVA, Polyane Maria da. Explorando a hereditariedade: Livro paradidático para as aulas de genética no Ensino Médio. 2024. 137 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Apesar da área da genética ser uma das vertentes mais unificadoras da Biologia, diversos estudos apontam as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na compreensão dos seus conteúdos. Os desafios no aprendizado de genética estão, em grande parte, relacionados à complexidade dos conceitos, à escassez de recursos didáticos disponíveis, à falta de metodologias de ensino prático e à ausência de contextualização dos temas trabalhados em sala de aula, com situações do cotidiano dos alunos. Diante disso, o uso de livros paradidáticos na educação é visto como uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem, pois promove a contextualização, incentiva a leitura, torna o conhecimento mais acessível e explora questões que, muitas vezes, não são abordadas no contexto escolar. No ensino de biologia, os alunos demonstram ter mais interesse pelos conteúdos, quando trabalhados com livros paradidáticos, destacando a abordagem lúdica desses materiais. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um livro paradidático abordando assuntos da área de genética, utilizando o gênero textual conto. Através de uma linguagem acessível e ilustrações didáticas, esse material visa contextualizar diferentes temas dessa área com situações do dia a dia dos estudantes. Espera-se que esse material possa servir como um recurso didático para as aulas de genética do Ensino Médio, em assuntos como os princípios básicos de herança, meiose, mecanismos de determinação do sexo e inativação do cromossomo X. Além disso, espera-se que o livro proporcione aos estudantes-leitores a realização de uma viagem cativante ao fantástico mundo dos mecanismos de herança, proporcionando experiências ao nível microscópico, para que conheçam de perto os elementos fundamentais da área de genética.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58309
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- POLYANE MARIA DA SILVA..pdf
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