Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58344

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorLUCENA, Franklin Leandro Acioly-
dc.date.accessioned2024-10-30T16:17:03Z-
dc.date.available2024-10-30T16:17:03Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-10-18-
dc.identifier.citationLUCENA, Franklin Leandro Acioly. Aplicação da Metodologia de Ideação Criativa Creative-Programming na Construção de Soluções de Pensamento Computacional na disciplina de Agentes Autônomos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58344-
dc.description.abstractEste artigo apresenta a aplicação do método Creative-programming (Creative-p) em disciplinas de Agentes Autônomos no curso de Ciência da Computação da UFPE. O Creative-p foi desenvolvido com base na metodologia Crazy 8’s, com o objetivo de estimular o Pensamento Criativo e Computacional dos alunos, proporcionando um aprendizado ativo e prático. Através da gamificação e de competições internas entre bots, os estudantes puderam criar soluções originais e aplicá-las no contexto de jogos eletrônicos como StarCraft II e Pacman. Foram acompanhadas três turmas, sendo avaliados tanto os resultados quantitativos quanto qualitativos da aplicação do método. A pesquisa demonstrou que o Creative-p contribuiu para o desenvolvimento da criatividade, inovação e engajamento dos alunos, além de permitir adaptações flexíveis em diferentes contextos de ensino, especialmente no cenário remoto imposto pela pandemia de COVID-19. O estudo conclui que a metodologia pode ser expandida para outros contextos educacionais, consolidando-se como uma estratégia eficiente no ensino de programação e resolução de problemas complexos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrazy 8’spt_BR
dc.subjectDesign Sprintpt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectPensamento Criativopt_BR
dc.subjectCreative-ppt_BR
dc.titleAplicação da Metodologia de Ideação Criativa Creative-Programming na Construção de Soluções de Pensamento Computacional na disciplina de Agentes Autônomospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9024753693388667pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents the application of the Creative-programming (Creative-p) method in Autonomous Agents courses within the Computer Science program at UFPE. Creative-p was developed based on the Crazy 8’s methodology, aiming to stimulate students' Creative and Computational Thinking by providing active and practical learning experiences. Through gamification and internal bot competitions, students were able to develop original solutions and apply them in the context of electronic games such as StarCraft II and Pacman. Three classes were monitored, and both quantitative and qualitative results of the method's application were evaluated. The research showed that Creative-p fostered creativity, innovation, and student engagement while allowing for flexible adaptations in different teaching contexts, especially during the remote learning scenario imposed by the COVID-19 pandemic. The study concludes that this methodology can be expanded to other educational contexts, proving to be an effective strategy for teaching programming and solving complex problems.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentCentro de Informática - CInpt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0008-4131-642Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Franklin Leandro Acioly Lucena.pdfTCC Franklin Leandro Acioly Lucena725,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons