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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58366

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JUNIOR, Antônio de Souza-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Yasmin Vitória do-
dc.date.accessioned2024-10-31T14:26:24Z-
dc.date.available2024-10-31T14:26:24Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-08-16-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Yasmin Vitória do. Bebeteca? : Um estudo de caso sobre uma biblioteca infantil em um ambiente escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58366-
dc.description.abstractNas bibliotecas escolares reside o despertar de um ser leitor dentro de todo indivíduo. Tradicionalmente, estes espaços praticam atividades de leitura, mas possuem outros objetivos como a guarda e segurança das crianças na ausência dos pais. Com o foco no desenvolvimento do leitor em sua primeira infância, o conceito de Bebeteca foi trazido ao público, no fim do século passado. Consiste em um ambiente informacional planejado para leitores em formação. Diferente das bibliotecas infantis tradicionais, a Bebeteca tem sua estrutura física e dinâmica direcionadas para estímulo ao desenvolvimento da construção de uma criança leitora e crítica, antes mesmo da alfabetização desta. Apenas no início do século atual se iniciam as discussões sobre esse conceito no Brasil. Assim, muitas dúvidas ainda existem em relação à aplicação dos preceitos de uma Bebeteca. Partindo deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar se as bibliotecas do caso estudado podem ser identificadas como uma Bebeteca. A abordagem adotada nesta pesquisa é um estudo de caso qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi estruturada, com a coordenação, bibliotecários e professores. A análise das entrevistas seguiu o proposto por Mattos (2005). Foi relatada a existência de dois tipos de bibliotecas, a Central e a de Sala. A Biblioteca Central tem uma dinâmica de funcionamento que se assemelha às bibliotecas tradicionais. Para as bibliotecas de sala, há o pressuposto de que as crianças mais novas aprendem através da exploração, experimentação e conversação. Então, existe uma intencionalidade em expô-las muito cedo ao universo literário, através de um espaço estruturado onde são desenvolvidas atividades específicas, a fim de estimular o gosto pela leitura. Entende-se que seguindo o conceito de Bebeteca.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBebetecapt_BR
dc.subjectBiblioteca Infantilpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleBebeteca? Um estudo de caso sobre uma biblioteca infantil em um ambiente escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1861245317542915pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2420967612961881pt_BR
dc.description.abstractxIn school libraries lies the awakening of a reader within every individual. Traditionally, these spaces are used for reading activities, but they also have other objectives, such as keeping children safe in the absence of their parents. With a focus on the development of the reader in early childhood, the concept of the Bebeteca was brought to the public at the end of the last century. It consists of an information environment designed for budding readers. Unlike traditional children's libraries, the Bebeteca's physical structure and dynamics are geared towards encouraging the development of a reading and critical child, even before they become literate. It was only at the beginning of the current century that discussions about this concept began in Brazil. Thus, there are still many doubts regarding the application of the precepts of a Bebeteca. With this in mind, this research focused on how a baby library is used in a school environment. The approach adopted in this research is a qualitative case study. Data was collected through semi-structured interviews with the coordinators, librarians and teachers. The interviews were analyzed according to Mattos (2005). It was reported that there are two types of library, the Central Library and the Room Library. The Central Library has an operating dynamic that is similar to traditional libraries. For classroom libraries, there is the assumption that younger children learn through exploration, experimentation and conversation. Therefore, there is an intention to expose them to the literary universe at an early age, through a structured space where specific activities are developed in order to stimulate a love of reading. It is understood that following the concept of Bebeteca.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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