Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58439

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Nivaldo Antonio Portela de-
dc.contributor.authorSOUZA, Talita Feliciano de-
dc.date.accessioned2024-11-04T15:45:11Z-
dc.date.available2024-11-04T15:45:11Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-10-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Talita Feliciano de. Exemplos de recursos recentes para estudo de forma e função de múltiplas áreas do sistema nervoso. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - curso de Engenharia Biomédica, Departamento de Engenharia Biomédica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58439-
dc.description.abstractO estudo no campo neurocientífico se faz importante porque o cérebro é um dos principais órgãos do corpo e ele é responsável pela interpretação de estímulos e comunicação entre o meio interno e externo. Com o passar do tempo os organismos tendem a mudar, em alguns casos se degenerar e o envelhecimento populacional traz consigo um grande número de pessoas que podem ser acometidas por doenças neurológicas que quando o sistema não dispõe de estudos e estrutura adequada para abarcar essa problemática, pode sofrer com sobrecarga não só para meios de saúde como também financeiros, já que foi mostrado que o custo com tratamentos de demência chegou a atingir 1% do PIB (produto interno bruto) mundial em 2010. Por esse motivo, desenvolver habilidades de pesquisa e ensino voltadas para instigar a autonomia na aquisição de conhecimentos no campo da neurociência, fazendo uso de métodos, meios e dados científicos já disponíveis ao público como o projeto do Allen Institute que disponibilizou, entre outros, os dados de pesquisas de comportamento visual de camundongos e ferramentas como o Google Colaboratory que permitem ao usuário programar em linguagem Python por meio de máquina virtual sem a necessidade de instalação de programa em seu desktop. Possibilitando a demonstração e aplicação do uso desses material com linguagem acessível e tentando explicar os conceitos básicos que norteiam os dados, por meio da elaboração de cadernos com perguntas que podem ser criadas e respondidas com base na análise dos dados eletrofisiológicos de experimentos como os fornecidos pelo Allen Institute, para análise de spikes e atividades neurais.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectAtividade neuronalpt_BR
dc.subjectEletrofisiologiapt_BR
dc.subjectNeuroengenhariapt_BR
dc.titleExemplos de recursos recentes para estudo de forma e função de múltiplas áreas do sistema nervosopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3457801598229874pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4110109220389767pt_BR
dc.description.abstractxStudy in the neuroscientific field is important because the brain is one of the body’s main organs and is responsible for interpreting stimuli and communicating between the internal and external environment. Over time, organisms tend to change, in some cases degenerate, and population aging brings with it a large number of people who can be affected by neurological diseases. When the system does not have adequate studies and structure to cover this problem, can suffer from overload not only on health but also financial means, as it was shown that the cost of dementia treatments reached 1% of global GDP (gross domestic product) in 2010. For this reason, developing research skills and teaching aimed at instigating autonomy in the acquisition of knowledge in the field of neuroscience, making use of scientific methods, means and data already available to the public such as the Allen Institute project that made available, among others, research data from visual behavior of mice and tools such as Google Colaboratory that allow the user to program in Python language through a virtual machine without the need to install a program on their desktop. Enabling the demonstration and application of the use of these materials using accessible language and trying to explain the basic concepts that guide the data, through the creation of notebooks with questions that can be created and answered based on the analysis of electrophysiological data from experiments such as those provided by Allen Institute, for analyzing spikes and neural activity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Biomédicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEBM) - Departamento de Engenharia Biomédicapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Biomédicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Biomédica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCCTalitaFelicianodeSouza.pdf5,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons