Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58479
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Kleber Andrade da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Maria de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T14:46:56Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T14:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria de Fátima. Proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal com ênfase no ensino médio. 2024. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58479 | - |
dc.description.abstract | No ambiente escolar, há uma lacuna no interesse dos alunos pela biologia e falta de métodos lúdicos para ensinar o conteúdo. Embora os alunos do ensino médio vejam a botânica como relevante, a abordagem sobre vegetais geralmente não os motiva. Os professores reconhecem a importância de aulas práticas, mas estas são raras. A Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel destaca a necessidade de uma sequência didática baseada nos conhecimentos prévios dos alunos e na integração de teoria e prática. A proposta sugere o uso de jogos didáticos para tornar o ensino de morfologia vegetal dinâmico e lúdico, adotando Metodologias Ativas de Aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo a realização de uma proposta de sequência didática com base na aprendizagem significativa para os estudantes do ensino médio com foco no ensino de morfologia vegetal. Para esboçar uma proposta de sequência didática foi necessário realizar um levantamento bibliográfico para embasar a teoria por trás do tema em evidência. As operações e etapas da sequência didática foram feitas com base na observação e significação do aprendizado baseado nas ideias de David Paul Ausubel, criador da teoria da aprendizagem significativa. A proposta didática foi desenvolvida em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Direcionada para alunos do ensino médio, esta proposta é organizada em 7 aulas com duração de 50 minutos cada. Observou-se que, com a sequência didática desenvolvida, é possível a aprendizagem significativa através de práticas palpáveis e lúdicas. Isso permite aos alunos aprenderem conceitos fundamentais enquanto desenvolvem o pensamento crítico e habilidades práticas, além de trabalhar a comunicação e trabalho em equipe, assim como, a utilização de tecnologias e ferramentas digitais na temática proposta. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | Proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal com ênfase no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5109781946211471 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the school environment, there is a gap in students' interest in biology and a lack of fun methods to teach the content. Although high school students see botany as relevant, the approach to plants generally fails to motivate them. Teachers recognize the importance of practical lessons, but these are rare. David Paul Ausubel's Significant Learning Theory highlights the need for a didactic sequence based on students' prior knowledge and the integration of theory and practice. The proposal suggests the use of educational games to make the teaching of plant morphology dynamic and fun, adopting Active Learning Methodologies. In view of this, the aim of this work is to develop a proposal for a didactic sequence based on meaningful learning for secondary school students, with a focus on teaching plant morphology. In order to draw up a proposal for a didactic sequence, it was necessary to carry out a bibliographical survey to provide a basis for the theory behind the topic in question. The operations and stages of the didactic sequence were based on the observation and significance of learning based on the ideas of David Paul Ausubel, creator of the theory of significant learning. The didactic proposal was developed in accordance with the National Common Core Curriculum (BNCC). Aimed at high school students, this proposal is organized into 7 lessons lasting 50 minutes each. It was observed that, with the didactic sequence developed, meaningful learning is possible through tangible and playful practices. This allows students to learn fundamental concepts while developing critical thinking and practical skills, as well as working on communication and teamwork, and the use of digital technologies and tools in the proposed theme. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria de Fátima Nascimento_correção.pdf | 301,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons