Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58492

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorBRITO, Emanuelle Silva Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-11-05T16:00:32Z-
dc.date.available2024-11-05T16:00:32Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationBRITO, Emanuelle Silva Rodrigues de. Educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58492-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as práticas de Educação Financeira Escolar adotadas por professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Educação Financeira é uma temática recente e que vem ganhando destaque no ambiente escolar e com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, foi formalmente incorporada como um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), sendo assim, torna-se um conteúdo essencial para a Educação Básica, e trabalhar essa temática no âmbito escolar é fundamental. A pesquisa é classificada como exploratória e bibliográfica, optou-se por realizar uma revisão sistemática. Desse modo, foram reunidos artigos acadêmicos, tendo como referência o banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Níveis Superiores (CAPES), considerando o período de 2020 a 2024. Constatou-se 7 pesquisas que evidenciaram práticas sobre Educação Financeira Escolar de professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como resultado, observou-se a potencialidade de atividades que os professores podem desenvolver no âmbito escolar para se trabalhar Educação Financeira, assim como exemplos de recursos que podem ser utilizados e o suporte que os livros didáticos proporcionam aos professores ao trazer cada vez mais atividades de Educação Financeira. As práticas foram categorizadas com base nos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, evidenciando uma ênfase em situações do cotidiano, em contextos da realidade, que incentivam a reflexão crítica dos alunos.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação financeira escolarpt_BR
dc.subjecteducação matemática críticapt_BR
dc.subjectpráticas de professorespt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação finaceira escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática,pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4099297137221060pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study is to investigate the school financial education practices adopted by teachers working in the final years of elementary school. Financial Education is a recent theme that has been gaining prominence in the school environment and with the approval of the BNCC, it was formally incorporated as one of the Contemporary Cross-Cutting Themes (CCTs), thus becoming essential content for Basic Education, and working on this theme in the school environment is fundamental. The research is classified as exploratory and bibliographical, and it was decided to carry out a systematic review. In this way, academic articles were gathered, with reference to the journal database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering the period from 2020 to 2024. Seven studies were found that showed practices in School Financial Education by teachers working in the final years of elementary school. As a result, we observed the potential activities that teachers can develop in the school environment to work on Financial Education, as well as examples of resources that can be used and the support that textbooks provide to teachers by bringing more and more Financial Education activities. The practices were categorized based on the learning environments of Critical Mathematics Education, showing an emphasis on everyday situations, in contexts of reality,that encourage students to think critically.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emanuelle Silva Rodrigues de Brito.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons