Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58520
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Ana Caroline Damasceno Souza de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Luíza Andrade Farias de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T19:24:35Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T19:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luíza Andrade Farias de. Gamificação no ensino de geografia: o potencial didático-pedagógico do jogo digital Free Fire. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58520 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo compreender o potencial didáticopedagógico do jogo digital Free Fire como ferramenta metodológica no ensino de Geografia. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, na qual foram selecionadas referências para a fundamentação teórica e elaborados dois questionários: um para docente regente de geografia de uma escola de campo escolhida e outro para os discentes do 1º ano do ensino médio dessa mesma instituição. O intuito foi analisar a visão do docente de geografia e dos estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre o uso do Free Fire como um recurso didático na disciplina de geografia. Além disso, foi realizada uma análise no jogo eletrônico Free Fire, com o objetivo de entender suas características geográficas. Os resultados obtidos compreenderam que o jogo, publicado pela empresa Garena, possui características geográficas, como aspectos geomorfológicos, tipos de solos, vegetação, noção de território, zonas de interesse, navegação, orientação e representações espaciais e de escalas, que podem ser utilizados como ferramenta metodológica no ensino de geografia. Por fim, os dados coletados nos questionários revelaram percepções valiosas sobre a interação dos jogos digitais e aprendizado, evidenciando tanto o entusiasmo do público-alvo da pesquisa, quanto suas dúvidas e incertezas dos alunos e da professora em relação à eficácia dessa abordagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Gamificação no ensino de geografia : o potencial didático-pedagógico do jogo digital Free Fire | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2453760556354195 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0331312800452529 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to understand the didactic pedagogical potential of the digital game Free Fire as a methodological tool in Geography teaching. The methodology adopted was a qualitative approach, in which references were selected for the theoretical foundation and two questionnaires were prepared: one for the geography teacher at a chosen country school and another for students in the 1st year of high school at that same institution. The objective was to analyze the views of geography teachers and first-year high school students on the use of Free Fire as a teaching resource in the geography subject. Furthermore, an analysis was carried out on the Free Fire electronic game, with the aim of understanding its geographical characteristics. The results obtained understand that the game, published by the company Garena, has geographical characteristics, such as geomorphological aspects, types of soil, vegetation, notion of territory, areas of interest, navigation, orientation and spatial representations and scales, which can be used as methodological tool in teaching geography. Finally, the data found in the questionnaires revealed valuable insights into the interaction of digital and learning games, highlighting both the curiosity of the research target audience and the doubts and uncertainties of the students and the teacher regarding the effectiveness of this approach. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-7898-4745 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- LUIZA ANDRADE FARIAS DE OLIVEIRA.pdf | 17,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons