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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58561

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Título: A procura por novos caminhos : a interseccionalidade e o trabalho das mulheres negras egressas do sistema socioeducativo pernambucano
Autor(es): SILVA, Paula Cristina Moraes da
Palavras-chave: Direitos Humanos ao Trabalho; Mulher Negra; Equiparação de Direitos; Sistema socioeducativo; Interseccionalidade
Data do documento: 29-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Paula Cristina Moraes da. A procura por novos caminhos: a interseccionalidade e o trabalho das mulheres negras egressas do sistema socioeducativo pernambucano. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho trata da investigação do racismo e sexismo existentes nas relações laborais das trabalhadoras negras egressas do sistema socioeducativo do Estado de Pernambuco, levando-se em consideração a influência dos elementos da escravidão colonial que ainda persistem nessas relações de trabalho no Brasil e a discriminação por sua questão social. Investiga-se, através de uma análise elucidativa, os reflexos das opressões de raça, gênero e condição de classe, que repercutem no acesso dessas mulheres à conquista dos direitos humanos ao trabalho. Sendo assim, concluímos o trabalho observando como as mulheres negras oriundas do sistema socioeducativo não conseguem auferir condições igualitárias na consecução de labores não precarizados, diante da falta de políticas públicas efetivas que abarquem as opressões interseccionais, além da escassez de qualificação equânime e vagas de trabalho isonômicas para o alcance de um labor digno. Nesse contexto, o estudo analisa o viés interseccional, conectado com os entraves sociais que coisificam e estereotipam o corpo da mulher negra, ressaltando - através de estudos sobre o Feminismo Negro - como o racismo estrutural, o sexismo e as relações de classe influenciam no tratamento desigual dado às trabalhadoras negras. A ideia foi investigar como as trabalhadoras negras oriundas do sistema socioeducativo são tratadas em suas rotinas laborais e se elas conseguem auferir trabalhos igualitários após o cumprimento da medida socioeducativa, ante a histórica discriminação interseccional que as permeiam. A pesquisa foi desenvolvida com um viés exploratório, através da análise qualitativa, em três etapas: a) pesquisa bibliográfica e documental das informações históricas do trabalho escravo no Brasil no período colonial e no período contemporâneo, além da influência histórica do feminismo nessa opressão; b) análise das lutas das mulheres negras no contexto relacionado ao mercado de trabalho atual com o viés na interseccionalidade e Direitos Humanos; c) análise de como as discriminações de classe, raça e gênero vividas pelas trabalhadoras negras egressas do sistema socioeducativo, prejudicam o alcance de condições dignas e igualitárias de trabalho, frente às mulheres brancas e aos homens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58561
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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