Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58563

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Vilde Gomes de-
dc.contributor.authorROLIM, Fabiana Monteiro-
dc.date.accessioned2024-11-06T14:39:35Z-
dc.date.available2024-11-06T14:39:35Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationROLIM, Fabiana Monteiro. Políticas de educação em saúde: um estudo sobre os núcleos de gênero na rede estadual de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58563-
dc.description.abstractA discussão aqui apresentada permeia o universo das Políticas Públicas, definidas como o “Estado em ação”. Nesse contexto de direitos e deveres, interesses e omissões que envolvem os direitos sociais, o estudo se volta para uma política de Educação em Saúde, considerando que a política aqui avaliada, os “Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher” – NeGs – encontra-se na interseção de dois campos de atuação do Estado, a Saúde e a Educação. Política idealizada e implementada em um momento de abertura política brasileira decorrente das lutas sociais, sindicais e feministas que foram base para a Constituição de 1988, enfrenta o fanatismo religioso em esfera local e nacional, em uma escola já precarizada pela ideia de uma educação voltada para os desejos e necessidades do mercado, através da concepção da “Nova Gestão Pública”. Entendendo que a parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Educação e Esportes de PE coloca a escola em um ponto central dessa discussão, constrói-se a seguinte problemática: como se dá e em que consiste as dinâmicas sociais, institucionais e conceituais da Política NeGs na Rede Estadual de Pernambuco? O eixo central de nosso desenvolvimento teórico será feito a partir de autores como Guacira Lopes Louro, Helena Altmann, Janete Lins de Azevedo, Vilde Gomes de Menezes e Gustavo Gilson Oliveira. O caminho escolhido passa pelo percurso metodológico da revisão integrativa da literatura, análise documental e pesquisa de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados empíricos os documentos que rege a política e entrevistas semiestruturadas com 5 atores elencados entre professores e gestores das secretarias envolvidas. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software livre IRAMUTEQ®, que viabiliza diferentes tipos de análise de dados textuais realizadas com base em um corpus textual construído pela pesquisadora que, utilizando-se das etapas da análise de conteúdo de Laurence Bardin, possibilitam captar um sentido simbólico e a realidade na qual se inserem as falas dos atores e dos documentos encontrados, contribuindo para seu desvendar crítico. Como resultado, tendo o apoio teórico da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen J. Ball e Jefferson Mainardes, foi possível perceber que, embora não tenham peso de Lei, a política é resultado de uma correlação de forças estabelecidas entre a sociedade civil e a sociedade política, sendo possível mantê-la ativa, mesmo diante dos ataques da ala conservadora da política e da sociedade, além da tentativa de esvaziamento realizada pela nova Gestão Estadual. O NeG, então, é apresentado como um foco de resistência dentro de uma educação neoliberal, gerencialista, tecnicista e meritocrática presente no estado, mas, por meio de um mergulho nessa realidade, revela-se seu contrassenso e sua ineficácia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectNúcleo de gêneropt_BR
dc.subjectNúcleo de estudo de gêneropt_BR
dc.titlePolíticas de educação em saúde : um estudo sobre os núcleos de gênero na rede estadual de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4728822883198011pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4572757960571445pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe discussion presented here permeates the universe of Public Policies, defined as the “State in action”. In this context of rights and duties, interests and omissions that involve social rights, the study turns to a Health Education policy, considering that the policy evaluated here, the “Gender Studies Centers and Confronting Violence Against Women” - NeGs - is at the intersection of two fields of action of the State, Health and Education. A policy conceived and implemented at a time of political openness in Brazil as a result of the social, trade union and feminist struggles that formed the basis for the 1988 Constitution, it confronts religious fanaticism at local and national level, in a school that has already been made precarious by the idea of an education geared towards the desires and needs of the market, through the concept of “New Public Management”. Understanding that the partnership between the Women's Secretariat and the PE Education and Sports Secretariat places the school at the center of this discussion, the following problem was posed: how does the social, institutional and conceptual dynamics of the NeGs Policy in the Pernambuco State Network come about and what does it consist of? The central axis of our theoretical development will be based on authors such as Guacira Lopes Louro, Helena Altmann, Janete Lins de Azevedo, Vilde Gomes de Menezes and Gustavo Gilson Oliveira. The path chosen involves a methodological integrative literature review, documentary analysis and field research, using the documents governing the policy and semi-structured interviews with five actors, including teachers and managers from the secretariats involved, as instruments for collecting empirical data. The free software IRAMUTEQ® was used to process the data. It enables different types of textual data analysis based on a textual corpus constructed by the researcher which, using the stages of Laurence Bardin's content analysis, makes it possible to capture a symbolic meaning and the reality in which the statements of the actors and the documents found are inserted, contributing to their critical unveiling. As a result, with the theoretical support of the Policy Cycle approach by Stephen J. Ball and Jefferson Mainardes, it was possible to see that, although it does not have the weight of a law, the policy is the result of a correlation of forces established between civil society and political society, making it possible to keep it active, even in the face of attacks from the conservative wing of politics and society, as well as the attempt to deflate it by the new state administration. NeG, then, is presented as a focus of resistance within the neoliberal, managerialist, technicist and meritocratic education present in the state, but, by delving into this reality, its contradiction and ineffectiveness are revealed.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fabiana Monteiro Rolim.pdf5,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons