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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58600
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PIRES, Dannúbia Ribeiro | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, Daysa Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T10:52:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T10:52:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Daysa. Análise da implantação e funcionalidade do projeto Proinfância Tipo 1 do FNDE em Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58600 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista o dever do Estado de garantir as crianças acesso à educação, foi criado o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com este programa, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fornece projetos padrão e assistência financeira para a construção de creches e pré-escolas em todos os municípios brasileiros. No entanto, o uso de projetos desse tipo em regiões com características distintas pode gerar problemas. Este trabalho apresenta a análise de uma obra Proinfância Tipo 1 construída em Santa Cruz do Capibaribe - PE, identificando incompatibilidades de implantação e funcionalidade em relação ao contexto do local. Na primeira etapa do estudo, formou-se uma base de recomendações projetuais para espaços educacionais infantis. Fundamentadas nesta primeira, as etapas seguintes consistiram na análise técnico-funcional do modelo e da sua aplicação no município, tomando também como base a pesquisa de campo. Para esta pesquisa, foi elaborado um checklist com o objetivo de avaliar as instalações e coletar a percepção dos funcionários. Ao final das análises, na quarta e última etapa, foram elaboradas recomendações para adaptar o padrão a localidades com clima e características sociais semelhantes à estudada. Com isso, foram observadas diversas discordâncias entre o executado e o recomendado, em todos os aspectos analisados (gerais, de áreas externas e internas, ambientais e de segurança). Logo, concluiu-se que o projeto padrão Tipo 1 necessita de ajustes antes de ser aplicado na cidade, principalmente no que diz respeito ao conforto térmico e ao dimensionamento dos espaços. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise técnico-funcional | pt_BR |
dc.subject | Espaços educacionais infantis | pt_BR |
dc.subject | Recomendações projetuais | pt_BR |
dc.title | Análise da implantação e funcionalidade do projeto Proinfância Tipo 1 do FNDE em Santa Cruz do Capibaribe - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5993670594010554 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In view of the State's duty to guarantee children access to education, the National Program for the Restructuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network of Early Childhood Education (Proinfância) was created. With this program, the National Fund for Development of Education (FNDE) provides standard projects and financial assistance for the construction of daycares and preschools in all Brazilian municipalities. However, the use of such projects in regions with different characteristics can lead to problems. This study presents an analysis of a Proinfância Type 1 project built in Santa Cruz do Capibaribe, identifying incompatibilities in terms of implementation and functionality in relation to the local context. In the first stage of the study, a basis of project recommendations for children's educational spaces was established. Based on this first one, the following stages consisted of the technical functional analysis of the model and its application in the municipality, also taking the field research as a basis. For this research, a checklist was developed to evaluate the facilities and collect the employee's perceptions. At the end of the analyses, in the fourth and final stage, recommendations were formulated to adapt the standard to localities with similar climate and social characteristics to the one studied. As a result, several discrepancies were found between the as-built conditions and the recommendations, in all aspects analyzed (general, external and internal areas, environmental and safety). In conclusion, it is evident that the Type 1 standard project requires adjustments before its implementation in the city, particularly with respect to thermal comfort and space dimensions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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