Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58630

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorBARROS, Ruan Marinho Cunha de-
dc.date.accessioned2024-11-07T16:02:56Z-
dc.date.available2024-11-07T16:02:56Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationBARROS, Ruan Marinho Cunha de. O uso de brinquedos para o ensino de magnetismo: uma atividade envolvendo a Física e a diversão. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58630-
dc.description.abstractEsse trabalho propõe o uso de brinquedos e brincadeiras para o ensino de magnetismo nos anos finais do Ensino Médio. Os principais objetivos são os de melhorar a afinidade dos estudantes no estudo da física, a associação que os estudantes fazem do conteúdo estudado com o seu cotidiano e, também, o aprendizado no conteúdo de magnetismo, de forma que eles se sintam seguros para utilizar o conhecimento obtido em situações de seu cotidiano. Para isso, foram construídas 7 brincadeiras para serem executadas em grupo pelos alunos, todas as brincadeiras possuíam a presença de ímãs com diferentes formatos. Essas brincadeiras foram acompanhadas de dois questionários para os alunos responderem. Os questionários ajudaram a analisar, de maneira qualitativa, o conhecimento e a visão que os alunos tinham antes das brincadeiras e o que foi obtido após a realização das brincadeiras. Ao verificar as respostas dos estudantes nos questionários, a pesquisa demonstrou-se bastante satisfatória, pois ela mostrou que os estudantes tiveram uma melhora em cada um dos aspectos buscados nos objetivos iniciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleO uso de brinquedos para o ensino de magnetismo : uma atividade envolvendo a Física e a diversãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6536131031711411pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work proposes the use toys and games to teach magnetism in the final years High School. The main objectives are to improve students' affinity in the study physics, the association that students make of the content studied with their daily lives and, also, the learning of magnetism content, so that they feel safe to use the knowledge obtained in everyday situations. For this, 7 games were created to be performed in groups by the students, all games had the presence of magnets with different shapes. These games were accompanied by two questionnaires for students to answer. The questionnaires helped to analyze, in a qualitative way, the knowledge and vision that students had before the games and what was obtained after carrying out the games. When checking the students' answers to the questionnaires, the research proved to be quite satisfactory, as it showed that the students had an improvement in each of the aspects sought in the initial objectives.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ruan Marinho Cunha de Barros.pdf1,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons