Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58630
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | BARROS, Ruan Marinho Cunha de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T16:02:56Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T16:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Ruan Marinho Cunha de. O uso de brinquedos para o ensino de magnetismo: uma atividade envolvendo a Física e a diversão. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58630 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho propõe o uso de brinquedos e brincadeiras para o ensino de magnetismo nos anos finais do Ensino Médio. Os principais objetivos são os de melhorar a afinidade dos estudantes no estudo da física, a associação que os estudantes fazem do conteúdo estudado com o seu cotidiano e, também, o aprendizado no conteúdo de magnetismo, de forma que eles se sintam seguros para utilizar o conhecimento obtido em situações de seu cotidiano. Para isso, foram construídas 7 brincadeiras para serem executadas em grupo pelos alunos, todas as brincadeiras possuíam a presença de ímãs com diferentes formatos. Essas brincadeiras foram acompanhadas de dois questionários para os alunos responderem. Os questionários ajudaram a analisar, de maneira qualitativa, o conhecimento e a visão que os alunos tinham antes das brincadeiras e o que foi obtido após a realização das brincadeiras. Ao verificar as respostas dos estudantes nos questionários, a pesquisa demonstrou-se bastante satisfatória, pois ela mostrou que os estudantes tiveram uma melhora em cada um dos aspectos buscados nos objetivos iniciais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Magnetismo | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | O uso de brinquedos para o ensino de magnetismo : uma atividade envolvendo a Física e a diversão | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6536131031711411 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work proposes the use toys and games to teach magnetism in the final years High School. The main objectives are to improve students' affinity in the study physics, the association that students make of the content studied with their daily lives and, also, the learning of magnetism content, so that they feel safe to use the knowledge obtained in everyday situations. For this, 7 games were created to be performed in groups by the students, all games had the presence of magnets with different shapes. These games were accompanied by two questionnaires for students to answer. The questionnaires helped to analyze, in a qualitative way, the knowledge and vision that students had before the games and what was obtained after carrying out the games. When checking the students' answers to the questionnaires, the research proved to be quite satisfactory, as it showed that the students had an improvement in each of the aspects sought in the initial objectives. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ruan Marinho Cunha de Barros.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons