Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58639

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorRAMOS, Marina Feldhues-
dc.date.accessioned2024-11-07T17:16:41Z-
dc.date.available2024-11-07T17:16:41Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.citationRAMOS, Marina Feldhues. Fotografia, arquivo e a carne negra: (po)éticas implicadas. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58639-
dc.description.abstractA presente tese apresenta o que aprendi junto com algumas produções artístico-culturais brasileiras contemporâneas, as quais mobilizam a fotografia (imagens e ferramenta tecnológica), arquivos diversos e a carne negra para expor as colonialidades ainda vigentes e/ou propor outros imaginários, modos de existir, pensar e conhecer que exorbitam o imaginário e as ordenações ontoepistemológicas do mundo antinegro. De um lado, enfatizo as implicações entre Estética, fotografia e arquivos na (re)produção material-discursiva de corpos negros dissimulados, necessários a coerência e coesão desse mundo. De outro, considero as produções artístico-culturais analisadas como ante-Estética, pois que a suas (po)éticas implicadas entre fotografia e arquivo expõem a exorbitância da carne negra às suas dissimulações. Ou seja, fotografia e arquivo podem ser armas de captura ou meios para fugas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectCarne negrapt_BR
dc.subjectCorpo negropt_BR
dc.subject(po)éticapt_BR
dc.titleFotografia, arquivo e a carne negra : (po)éticas implicadaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEITE, Fernanda Capibaribe-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1035039973452953pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis presents what I have learned from some contemporary Brazilian artistic and cultural productions, which mobilize photography (images and technological tools), various archives and black flesh to expose the colonialities that are still in force and/or propose other imaginaries, ways of existing, thinking and knowing that go beyond the imaginary and onto- epistemological orderings of the antiblack world. On the one hand, I emphasize the implications between Aesthetics, photography and archives in the material-discursive (re)production of concealed black bodies, which are necessary for the coherence and cohesion of this world. On the other hand, I consider the artistic-cultural productions analyzed as anteaesthetics, since their poethics implied between photography and archive expose the exorbitance of black flesh to its dissimulations. In other words, photography and archives can be weapons of capture or means of escape.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4584031958412831pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Marina Feldhues Ramos.pdf19,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons