Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58639
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA JÚNIOR, José Afonso da | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Marina Feldhues | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T17:16:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T17:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Marina Feldhues. Fotografia, arquivo e a carne negra: (po)éticas implicadas. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58639 | - |
dc.description.abstract | A presente tese apresenta o que aprendi junto com algumas produções artístico-culturais brasileiras contemporâneas, as quais mobilizam a fotografia (imagens e ferramenta tecnológica), arquivos diversos e a carne negra para expor as colonialidades ainda vigentes e/ou propor outros imaginários, modos de existir, pensar e conhecer que exorbitam o imaginário e as ordenações ontoepistemológicas do mundo antinegro. De um lado, enfatizo as implicações entre Estética, fotografia e arquivos na (re)produção material-discursiva de corpos negros dissimulados, necessários a coerência e coesão desse mundo. De outro, considero as produções artístico-culturais analisadas como ante-Estética, pois que a suas (po)éticas implicadas entre fotografia e arquivo expõem a exorbitância da carne negra às suas dissimulações. Ou seja, fotografia e arquivo podem ser armas de captura ou meios para fugas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.subject | Carne negra | pt_BR |
dc.subject | Corpo negro | pt_BR |
dc.subject | (po)ética | pt_BR |
dc.title | Fotografia, arquivo e a carne negra : (po)éticas implicadas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LEITE, Fernanda Capibaribe | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1035039973452953 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2687254184338962 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis presents what I have learned from some contemporary Brazilian artistic and cultural productions, which mobilize photography (images and technological tools), various archives and black flesh to expose the colonialities that are still in force and/or propose other imaginaries, ways of existing, thinking and knowing that go beyond the imaginary and onto- epistemological orderings of the antiblack world. On the one hand, I emphasize the implications between Aesthetics, photography and archives in the material-discursive (re)production of concealed black bodies, which are necessary for the coherence and cohesion of this world. On the other hand, I consider the artistic-cultural productions analyzed as anteaesthetics, since their poethics implied between photography and archive expose the exorbitance of black flesh to its dissimulations. In other words, photography and archives can be weapons of capture or means of escape. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4584031958412831 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marina Feldhues Ramos.pdf | 19,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons