Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58658
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACÊDO, Renato Mahon | - |
dc.contributor.author | SILVA, Erica Rafaela de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T11:56:40Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T11:56:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érica Rafaela. Analise socioeconômica e mobilidade rural: um estudo de caso no Sítio Brejo Velho, Caruaru-PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58658 | - |
dc.description.abstract | Recentemente, tem sido observado um notável avanço no desenvolvimento da mobilidade urbana, contudo, as áreas rurais enfrentam desafios significativos no que concerne à infraestrutura viária. A mobilidade é um fator crucial para o desenvolvimento socioeconômico, e a falta de infraestrutura adequada pode limitar significativamente o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e trabalho. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar as questões socioeconômicas e a mobilidade rural na região de Caruaru, Pernambuco, com foco na comunidade do Sítio Brejo Velho. A pesquisa buscou entender como a carência de transporte público e a inadequação das vias impactam a qualidade de vida dos moradores da região. A amostra de análise para o trabalho foi de cem por cento,desta modo, foi possível caracterizar os usuários, determinar os meios de locomoção e avaliaras vias de acesso ao meio urbano e serviços básicos essenciais, bem como o impacto da carência na infraestrutura na percepção dos indivíduos. Os resultados indicam que 100% dos participantes consideram a melhoria das estradas como prioridade principal, seguida pela qualificação do serviço de transporte público e pelo aumento da segurança na localidade. Além disso, 80% dos habitantes manifestaram preferência pela pavimentação asfáltica. A pesquisa também sugere a viabilidade econômica e ambiental do uso de resíduos da construção civil na manutenção de estradas rurais, com 92% dos participantes concordando com essa medida. A concentração de renda entre um e dois salários-mínimos reforça a vulnerabilidade dos moradores, apontando para a necessidade de intervenções focadas em educação, capacitação profissional e melhoria das condições econômicas para promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados obtidos se mostraram eficientes, fornecendo uma visão abrangente das condições socioeconômicas e de mobilidade na comunidade do Sítio Brejo Velho, destacando a necessidade de melhorias na infraestrutura viária e sugerindo medidas sustentáveis para mitigar os problemas identificados. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mobilidade rural | pt_BR |
dc.subject | Socioeconômico | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Analise socioeconômica e mobilidade rural: um estudo de caso no Sítio Brejo Velho, Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8834048220930320 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6232274542543496 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Over the recent historical period, there has been a notable advance in the development of urban mobility; however, rural areas face significant challenges regarding road infrastructure. Mobility is a crucial factor for socioeconomic development, and the lack of adequate infrastructure can significantly limit access to essential services, such as health, education and work. Therefore, this study aims to analyze the socioeconomic issues and rural mobility in the region of Caruaru, Pernambuco, focusing on the community of Sítio Brejo Velho. The research sought to understand how the lack of public transportation and the inadequacy of roads impact the quality of life of the region's residents. The analysis sample for the study was one hundred percent, thus, it was possible to characterize the users, determine the means of locomotion and evaluate the access routes to theurban environment and essential basic services, as well as the impact of the lack of infrastructureon the perception of individuals. The results indicate that 100% of the participants consider improving roads as the main priority, followed by improving the public transportation service and increasing safety in the area. Furthermore, 80% of residents expressed a preference for asphalt paving. The survey also suggests the economic and environmental viability of using construction waste to maintain rural roads, with 92% of participants agreeing with this measure.The concentration of income between one and two minimum wages reinforces the vulnerabilityof residents, pointing to the need for interventions focused on education, professional training and improvement of economic conditions to promote sustainable development. The results obtained from the study proved to be efficient, providing a comprehensive view of thesocioeconomic and mobility conditionsin the community of Sítio Brejo Velho, highlighting the need for improvements in road infrastructure and suggesting sustainable measures to mitigate the problems identified | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCII_ERICA RAFAELA DE LIMA DA SILVA...pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons