Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58659

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLORETO, Myrna Suely Silva-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Mariana RIta-
dc.date.accessioned2024-11-08T12:09:59Z-
dc.date.available2024-11-08T12:09:59Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-11-07-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Mariana Rita. Adaptação ao ensino virtual no pós pandemia de covid-19: análise com professores de uma escola da rede municipal de Jupi-PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Administração -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58659-
dc.description.abstractEssa pesquisa visa analisar como os professores de uma escola da rede municipal de ensino de Jupi-PE se adaptaram ao ensino virtual após a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos do estudo são: descrever como os professores interagiram com ambientes tecnológicos, durante e após a pandemia de Covid-19; compreender se há um controle de trabalho que atinge os professores através do uso de tecnologias; analisar se a rotina de trabalho interfere na saúde dos professores, e por fim, identificar se essa adaptação trouxe impactos para os professores. Tendo como justificativa as mudanças que ocorreram na forma de trabalho dos professores de ensino fundamental no pós-pandemia de Covid-19 e os aparatos tecnológicos que passaram a ser ferramentas indispensáveis para os profissionais do município de Jupi-PE, a forma que essas mudanças interferiram para os professores e para a gestão escolar. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória, sendo realizada a coleta de dados através de entrevista semiestruturada com 10 professores de uma escola municipal. Através das respostas foi possível fazer a devida análise dos dados, seguindo a técnica de Bardin. Observou-se com os resultados que as adaptações resultantes do ensino virtual melhoraram a rotina dos professores, otimizando o tempo e a praticidade das atividades através do aplicativo Vida Escolar, diferente do que ocorreu durante a pandemia que a falta de treinamento foi desafiadora e exaustiva para os professores ministrarem aulas.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPós-pandemiapt_BR
dc.subjectVirtualpt_BR
dc.subjectControle de trabalhopt_BR
dc.titleAdaptação ao ensino virtual no pós pandemia de covid-19: análise com professores de uma escola da rede municipal de Jupi-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1672496010569879pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze how teachers at a municipal school in Jupi-PE adapted to virtual teaching after the Covid-19 pandemic. The specific objectives of the study are: to describe how teachers interacted with technological environments during and after the Covid-19 pandemic; to understand whether there is work control affecting teachers through the use of technologies; to analyze if the work routine interferes with teachers' health; and, finally, to identify whether this adaptation has had impacts on the teachers. The justification lies in the changes that occurred in the work practices of elementary school teachers in the post-pandemic period and the technological tools that became essential for professionals in the municipality of Jupi-PE, as well as how these changes impacted both the teachers and school management. The research is characterized as qualitative and exploratory, with data collected through semi-structured interviews with 10 teachers from a municipal school. The responses allowed for a thorough data analysis using Bardin's technique. The results indicated that adaptations resulting from virtual teaching improved teachers' routines, optimizing time and facilitating tasks through the Vida Escolar app, unlike the pandemic period, when the lack of training was challenging and exhausting for teachers conducting classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4216040729121683pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CORDEIRO_MARIANA_FINAL.pdf475,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons