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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58692

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLORETO, Myrna Suely Silva-
dc.contributor.authorALVES, Katarina de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-08T21:02:21Z-
dc.date.available2024-11-08T21:02:21Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-11-08-
dc.identifier.citationALVES, Katarina de Oliveira. Movimento Empresa Júnior na Universidade Federal de Pernambuco: o que dizem os egressos de Administração do Centro Acadêmico do Agreste?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58692-
dc.description.abstractÉ preciso ter atenção ao hiato entre a formação profissional do indivíduo e as qualificações exigidas pelas empresas. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) consiste em uma iniciativa que busca experiências de empreendedorismo e do mercado de trabalho para estudantes graduandos, principalmente do curso de Administração. A presente pesquisa tem como foco de estudo os estudantes egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste que fizeram parte da Agreste Consultoria JR. Objetivou-se: apresentar o MEJ no curso de Administração do CAA/UFPE; conhecer a experiência de formação empreendedora de egressos no MEJ; identificar as principais características de empreendedorismo presentes na experiência dos egressos; e sistematizar a contribuição do MEJ na formação de empreendedores para o curso de Administração do CAA/UFPE. É um estudo de caso com objetivo descritivo, cujo sujeitos da pesquisa foram seis egressos do curso de Administração da referida instituição e a análise de dados se deu por interpretação dos dados e Análise de Conteúdo. Três categorias emergiram: (i) prática, (ii) contato com outras empresas e (iii) relacionamento MEJ versus Universidade, onde na primeira conclui-se que o MEJ auxiliou os estudantes a conectar a teoria com a prática, para a segunda aponta-se a influência do MEJ na empregabilidade dos sujeitos da pesquisa, e, por fim, para a terceira categoria percebeu-se a ausência de suporte dos professores e da IES como um todo em relação ao MEJ.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpresa Júniorpt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectFormação empreendedorapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais (soft e hard skills)pt_BR
dc.titleMovimento Empresa Júnior na Universidade Federal de Pernambuco: o que dizem os egressos do curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1672496010569879pt_BR
dc.description.abstractxAttention needs to be paid to the gap between an individual's professional training and the qualifications required by companies. The Junior Enterprise Movement (MEJ) is an initiative that seeks out experiences of entrepreneurship and the job market for undergraduates, mainly from the Business Administration course. The focus of this research is on students graduating from the Administration course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) at the Agreste Academic Center (CAA) who were part of Agreste Consultoria JR. The objectives were: present the JEM in the Administration course at CAA/UFPE; learn about the entrepreneurial training experience of graduates of the JEM; identify the main entrepreneurial characteristics present in the graduates' experience; and systematize the contribution of the JEM in training entrepreneurs for the Administration course at CAA/UFPE. It is a case study with a descriptive objective, whose research subjects were six graduates of the Administration course at the institution and the data analysis was done through data interpretation and Content Analysis. Three categories emerged: (i) practice, (ii) contact with other companies and (iii) relationship between the JEM and the University, where the first concludes that the JEM helped students to connect theory with practice, the second points to the influence of the JEM on the employability of the research subjects and, finally, the third category reveals the lack of support from teachers and the HEI as a whole in relation to the JEM.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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