Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58700

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA-RENDERS, Elizabete Cristina-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento-
dc.contributor.authorSANTOS, Marcela Herrera dos-
dc.date.accessioned2024-11-11T12:42:49Z-
dc.date.available2024-11-11T12:42:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; GONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento; SANTOS, Marcela Herrera dos. O design universal para aprendizagem: Uma abordagem curricular na escola inclusiva. E-Curriculum, São Paulo, v. 19, n.2, abr./jun. 2021. p. 705-728pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58700-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé, estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractAproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.pt_BR
dc.format.extentp. 705-728pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículo acessívelpt_BR
dc.subjectDesign universal para aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleO design universal para aprendizagem: Uma abordagem curricular na escola inclusivapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p705-728pt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityParcialmenteAcessivelpt_BR
dc.issued2021-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.citySão Paulopt_BR
dc.description.volumev. 19pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENDERS. O Design Universal. p.705-728 .pdf
  Acesso restrito
317,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.