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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58750

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Giuseppe Trevisan-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Raphael Patrick Xavier do-
dc.date.accessioned2024-11-11T22:39:36Z-
dc.date.available2024-11-11T22:39:36Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO , Raphael Patrick Xavier do. Há mobilidade social intergeracional entre estudantes de contabilidade na UFPE?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58750-
dc.description.abstractA mobilidade social intergeracional é a vertente mais visada nos estudos acadêmicos de mobilidade social. Diversos trabalhos sobre o tema obtiveram resultados relevantes acerca do papel que a universidade pública pode desempenhar para abrandar as desigualdades econômicas preliminares ao ingresso de novos universitários em seus cursos de graduação. Contudo, os trabalhos produzidos na temática de mobilidade social tendem a estudar particularidades do tema em um escopo macro, que consiste em observar uma amostra composta por alunos de todos os cursos. Neste trabalho, a proposta é de realizar uma análise de como a renda familiar e o contexto futuro no mercado de trabalho podem estar correlacionados, dando enfoque somente aos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, o trabalho monta um modelo de regressão econometricamente robusto, a fim de estimar a correlação anteriormente citada, dando enfoque no comparativo entre os indivíduos das menores e maiores faixas de renda familiar. Os resultados obtidos sugerem que, dentro do curso de Contabilidade, as desigualdades econômicas pré-existentes persistem no contexto futuro dos estudantes, tendo em vista a magnitude exorbitante na diferença de ganhos entre alunos de condições familiares distintas.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobilidade Social Intergeracionalpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.titleHá Mobilidade Social Intergeracional entre alunos do curso de Contabilidade na UFPE?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1373825764108959pt_BR
dc.description.abstractxIntergenerational social mobility is the most focused aspect in academic studies of social mobility. Various studies on this topic have yielded significant results regarding the role that public universities can play in mitigating economic inequalities prior to the enrollment of new students in their undergraduate programs. However, research on social mobility tends to examine the subject from a macro perspective, which involves observing a sample comprising students from all courses. This study aims to analyze how family income and future job market context may be correlated, focusing solely on students of Accounting at the Federal University of Pernambuco. To this end, the study employs a robust econometric regression model to estimate the aforementioned correlation, with a focus on comparing individuals from lower and higher family income brackets. The results suggest that, within the Accounting program, pre-existing economic inequalities persist in the students' future context, given the substantial magnitude of the income disparity between students from different family backgrounds.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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TCC Raphael Patrick Xavier do Nascimento.pdf
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