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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58845

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Título: Reisado, o Encanto de Caraíbas (Arcoverde – PE) : música, memória e identidade
Autor(es): BARBOSA, Maria Cristina
Palavras-chave: Reisado; Acervo musicológico; Etnomusicologia; Etnografia musical; Registros sonoros
Data do documento: 30-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Maria Cristina. Reisado, o Encanto de Caraíbas (Arcoverde – PE): música, memória e identidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta pesquisa se constituiu no campo da etnomusicologia por uma fundamentação epistemológica interdisciplinar na qual a produção de etnografias musicais se constrói por diversas abordagens, para além de uma análise unilateral e descritiva de registros sonoros. Por entender que a música acontece por meio de processos musicais, corporais, socioculturais e políticos mobilizados pelos seus agentes em interação com o meio. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação participativa, de caráter teórico- empírico que capacitou os integrantes do Reisado Encanto de Caraíbas (de Arcoverde, Pernambuco) a atuarem como pesquisadores (as) em uma experiência de pesquisa colaborativa que resultou na elaboração da etnografia das práticas culturais de sua própria comunidade. Utilizou-se também do trabalho da história oral no qual o arquivo de som e imagem referente ao grupo de Reisado em estudo, teve seu conjunto de entrevistas, vídeos e fotografias organizado, compartilhado e estudado com base em um conceito-chave chamado “lugar de memória” que legitima que a formação de um acervo musicológico pode funcionar como um espaço físico material fazendo uso do suporte tecnológico para abrigar uma memória coletiva imaterial. Os resultados comprovam que o arquivo de pesquisa qualificado como um acervo musicológico possui em si mesmo, uma dupla função: simbólica, no sentido de evidenciar que o Reisado é uma prática cultural que sustenta a memória social do povo de Caraíbas; e uma função sociocultural, na perspectiva de que no arquivo de pesquisa constam registrados acontecimentos, histórias de pessoas e lugares que realmente existiram, cujas “provas” podemos encontrar neste “lugar de memória”. E que a pesquisa etnomusicológica pode, sim, representar um caminho provável para a construção de um processo de formação de conhecimento que seja socioeducativo, colaborativo e, por isso mesmo, mais significativo para todos os participantes da pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58845
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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