Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58847

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACÊDO, Maria do Socorro Alencar Nunes-
dc.contributor.authorVITOR, Karla Karoline Silva-
dc.date.accessioned2024-11-18T15:27:39Z-
dc.date.available2024-11-18T15:27:39Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationVITOR, Karla Karoline Silva. Alfabetização em Pernambuco na retomada do ensino presencial: o que dizem as alfabetizadoras. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58847-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar o que dizem as alfabetizadoras de Pernambuco sobre suas práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes, nos anos iniciais, no retorno às aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Participaram da pesquisa, quatro professoras efetivas da rede pública de ensino de Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata e Itaíba, que estiveram no exercício da docência em turmas de 3o, 4o ou 5o anos do Ensino Fundamental, no período de retorno às aulas presenciais. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualiquantitativa, pois nosso percurso metodológico foi dividido em duas etapas: aplicação de questionário e a realização de grupo focal. O questionário contribuiu para uma análise de tendências no retorno presencial das aulas, traçando o perfil dos docentes dos anos iniciais, conhecendo os desafios encontrados por eles, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos neste momento, suas opiniões sobre uso das tecnologias. A partir deste procuramos os professores para participarem do grupo focal, no qual buscamos uma compreensão mais aprofundada sobre o retorno às aulas, na perspectiva de ouvir as narrativas das professoras participantes sobre suas práticas pedagógicas, sobre principalmente os desafios encontrados e estratégias traçadas para o ensino da leitura e da escrita. Para tal, usamos o roteiro semi-estruturado de perguntas pertinentes à nossa pesquisa para guiar as discussões no grupo. As professoras refletiram sobre as “marcas” deixadas pela pandemia em seu fazer docente, apontaram como um dos principais desafios lidar com o medo que sentiam de se exporem, ficando angustiadas e apreensivas. Situação que também perceberam nas crianças e suas famílias que comprometeu a frequência escolar. No retorno às aulas as professoras avaliaram que os problemas nas aprendizagens dos alunos se agravaram, pois havia muitos alunos com problemas nas aprendizagens de leitura e escrita. Então, as professoras desenvolveram em suas práticas pedagógicas estratégias que atendessem as heterogeneidades de conhecimentos dos alunos com atividades voltadas para o acolhimento dos alunos e suas famílias e a ludicidade para trabalhar o sistema de escrita alfabética e a leitura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.titleAlfabetização em Pernambuco na retomada do ensino presencial : o que dizem as alfabetizadoraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7351716955727311pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6550649595912231pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze what literacy teachers in Pernambuco say about their pedagogical practices for teaching and learning students' reading and writing, in the initial years, upon returning to face-to-face classes during the Covid-19 pandemic. Four effective teachers from the public education network in Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata and Itaíba participated in the research, who were teaching in 3rd, 4th or 5th year classes of Elementary School, during the period of return to face-to-face classes. We adopt a quantitative and qualitative research approach, as our methodological path was divided into two stages: application of a questionnaire and carrying out focus groups. The questionnaire contributed to an analysis of trends in the return to classes in person, outlining the profile of teachers from the initial years, understanding the challenges they encountered, diagnosing students' learning at this time, and their opinions on the use of technology. From there, we looked for teachers to participate in the focus group, in which we sought a more in-depth understanding of the return to school, from the perspective of listening to the narratives of the participating teachers about their pedagogical practices, mainly about the challenges encountered and strategies outlined for teaching. of reading and writing. To this end, we used the semi-structured script of questions relevant to our research to guide discussions in the group. The teachers reflected on the “marks” left by the pandemic on their teaching work, pointing out that one of the main challenges was dealing with the fear they felt of exposing themselves, leaving them distressed and apprehensive. A situation that they also noticed in children and their families and that compromised school attendance. Upon returning to classes, the teachers assessed that the students' learning problems had worsened as there were a large number of students with problems learning to read and write. Then, the teachers developed strategies in their pedagogical practices that met the heterogeneity of students' knowledge with activities aimed at welcoming students and their families and providing playfulness to work on the alphabetic writing system and reading.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karla Karoline Silva Vitor.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons